A deputada federal Helena Lima (MDB) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (13), para exigir a cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), e do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos).
A parlamentar pediu também a convocação de novas eleições no estado, alegando que o abuso de poder político e econômico nas últimas eleições de 2022 comprometeu a vontade popular.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará na noite desta terça-feira as acusações contra a chapa de Denarium, que enfrenta denúncias de utilização indevida da máquina pública e programas sociais durante a campanha eleitoral.
Em discurso, Helena Lima salientou a importância de um processo eleitoral justo e equitativo. Para ela, a cassação do atual governador é uma medida necessária para restabelecer a confiança da população no sistema democrático.
“A cassação do governador é um ato de justiça para com a população. A população não pode ter o seu direito de escolher o representante retirado. Precisamos garantir igualdade nas eleições”, reforçou.
Helena também defendeu que a justiça deve prevalecer em todas as esferas. “Essa ação de cassação vem demonstrar que a justiça ainda reina em nosso país, e é por essa justiça que nós, deputados estaduais e federais, temos que fazer valer”, disse.
A parlamentar finalizou seu pronunciamento apontando que o governo de Denarium não reflete a vontade legítima dos eleitores de Roraima. “Não podemos caracterizar o atual governo como a vontade do povo, considerando o abuso de poder que foi escancarado”, concluiu.
Fonte: Assessoria Parlamentar