26/08/2024 às 07h12min - Atualizada em 26/08/2024 às 07h12min

MOBILIDADE URBANA: Arthur anuncia retomada do projeto para construção de viaduto na "Rotatória do Ibama"

O prefeito Arthur Henrique fez o anuncio durante entrevista na Rádio FolhaFM, neste domingo (25).
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou a retomada de estudos para a viabilização do projeto de construção de um viaduto no cruzamento das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes com a avenida Venezuela, na área antigamente conhecida como 'Rotatória do Ibama'.

O projeto, estimado em R$ 60 milhões, precisou ser reavaliado com um estudo de fluxo e mobilidade e, com isso, a prefeitura fez readequações. Anteriormente era um projeto que só tinha a pista térrea e uma pista superior, o novo projeto conta com três pavimentos: uma via aérea, uma via no térreo e uma via subterrânea.

Segundo Arthur estudo de fluxo foi necessário para garantir rotas alternativas de tráfego enquanto a obra estiver acontecendo. Esse estudo foi realizado por um professor da Universidade de São Paulo, que segundo ele, foi o cruzamento mais complexo que já estudou até hoje no Brasil.

O estudo demonstrou que uma rota de acesso entre a universidade e o Aeroporto que poderia ligar a rua Yêyê Coelho com a avenida da Ene Garcez e posteriormente ampliar a pista para o Bairro dos Estados, passando entre o Aeroporto e o Parque Anauá.

 
“Dessa forma, se cria uma rota em que o ponto mais extremo, o Paraviana por exemplo, pode chegar até o Cauamé, numa reta única, em uma avenida que não terá cruzamentos, porque ali é tudo área institucional, então vai mudar bem o fluxo de mobilidade. Todas essas obras estão contempladas dentro do plano de mobilidade que estamos elaborando”, ressaltou.

Arthur disse que a Prefeitura já tem o recurso para a retomada da primeira etapa da obra. “Vamos retomar esse trajeto original da BR-174, que vai sair depois do Monte das Oliveiras passando por trás da pista do aeroporto. O município está em tratativas com a Vinci Airports, empresa que administra o aeroporto de Boa Vista, e também com o ministro de Portos e Aeroportos em Brasília”, ressaltou.

Segundo Arthur, em outubro deste ano, a prefeitura vai atrás do recurso para construir o  acesso entre a universidade e o aeroporto que seria a rota de passagem das pessoas enquanto a obra estiver acontecendo.

“O estudo de um viaduto é complexo, não é só desenhar o projeto e fazer o cálculo estrutural, é entender como é que vai funcionar durante a obra. Por isso, fizemos o levantamento do fluxo. O número de veículos que passam pela região chega a ultrapassar 5 mil por hora em horário de pico naquele cruzamento”, ressaltou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp