28/09/2024 às 16h44min - Atualizada em 28/09/2024 às 16h44min

Servidora relata caos na Maternidade do Estado: não tem vagas nos blocos nem alimentação para pacientes e acompanhantes

Obra da reforma foi entregue pela metade e o caos dentro da maternidade afeta pacientes e acompanhantes.

Uma servidora da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, recentemente reinaugurada pelo governador Antonio Denarium (PP) relatou neste sábado, 28, que falta de vagas em blocos da unidade e alimentação para várias pacientes e acompanhantes no local.

A denunciante enviou o print de uma mensagem enviada a servidores na manhã de hoje, que diz que havia 22 pacientes na emergência aguardando vaga nos blocos. “A situação está insustentável. Um caos total”, ressalta o texto.

A mensagem também destaca falta de suporte para soro, cadeiras e alimentação para pacientes e acompanhante.

“Desde que começou lá está um caos. Não tem vaga para as mulheres. As mulheres ficam em pé esperando desocupar cadeira. Esse aviso foi hoje, mandaram hoje de manhã”, relatou a servidora, que preferiu não se identificar.

Ainda hoje, a reportagem recebeu um vídeo que mostra várias pacientes da recém-inaugurada Maternidade Nossa Senhora de Nazareth em cadeiras reclináveis em vez de leitos. Os acompanhantes, por sua vez, aparecem deitados ou sentados no chão da unidade. A mulher que registrou a situação nesta sexta-feira, 27, afirma que uma das pacientes possui pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Problemas na ‘nova’ maternidade

Desde a sua inauguração, no dia 6 de setembro, a unidade vem sendo alvo de várias denúncias, que incluem suposta negligência, demora na realização de cesárea, falta de água, energia, oxigênio e cadeira para acompanhantes. Veja:

No dia 19 de setembro, o Conselho Estadual de Saúde fez uma visita ao local e constatou uma série de irregularidades, como falta de medicamentos e acessibilidade e aparelhos ainda sem funcionamento. O relatório completo com todas as informações ainda será elaborado e entregue à Sesau.

O Ministério Público de Roraima já está ciente das denúncias de falta de estrutura na maternidade, entregue às pressas pelo Governo do Estado. O órgão fiscalizador enviou uma nota ao jornalismo da Rádio 93FM e disse que vai solicitar informações da Direção da unidade.

Conteúdo: Roraima em Tempo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp