03/10/2024 às 08h05min - Atualizada em 03/10/2024 às 08h05min
É HOJE: Debate da TV Roraima com candidatos à prefeitura de Boa Vista: saiba horário, quem participa, regras e como assistir
Debate começa após a novela Mania de Você, na noite desta quinta-feira (3). A mediação será feita pela jornalista Daniela Branches, do Amazonas.
A Rede Amazônica realiza, nesta quinta-feira (3), o debate de candidatos à Prefeitura de Boa Vista antes do 1º turno das eleições. O debate ocorre após a novela Mania de Você, a partir das 21h (horário local), e terá transmissão ao vivo na TV, no g1, e no Globoplay.
Foram convidados os candidatos Arthur Henrique (MDB), Catarina Guerra (União), Lincoln Freire (Psol) e Mauro Nakashima (PV). Em reunião na sede da Rede Amazônica, os representantes dos quatro candidatos confirmaram a participação no encontro.
Participam do debate os candidatos dos partidos que têm ao menos cinco representantes no Congresso Nacional, conforme a Lei 9.504/97. A jornalista Daniela Branches, da Rede Amazônica no Amazonas, fará a mediação.
O debate terá quatro blocos. As perguntas serão feitas de candidato para candidato.
Haverá dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado. O último bloco será para as considerações finais dos candidatos. Da seguinte forma: - 1º bloco: perguntas com tema livre
- 2º bloco: perguntas com tema determinado
- 3º bloco: perguntas com tema livre
- 4º bloco: perguntas com tema determinado e considerações finais
A ordem dos candidatos no cenário seguirá a ordem alfabética de primeiro nome da esquerda para direita.
Tempos: os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas, dois minutos para a resposta, 1 minuto e 15 segundos para a réplica e 1 minuto e 15 segundos para a tréplica.
Os tempos poderão ser alterados, para mais ou menos, antes ou durante a realização do debate, a exclusivo critério da Rede Amazônica. Ao final do quarto bloco, cada candidato terá 2 minutos para fazer suas considerações finais.
Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria a pergunta, seu lugar poderá ser mostrado com mais destaque e o mediador poderá lembrar que ele não compareceu ao debate.
Se apenas um candidato comparecer, ele será entrevistado por 20 minutos.
Direito de resposta
Se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar a mão em silêncio. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta. Assim que perceber que foi notado pelo mediador, deve abaixar a mão e aguardar.
A produção irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda as ofensas. O ofendido deve se manter dentro do tema e não poderá proferir ofensas contra outros candidatos.
Caberá ao mediador, auxiliado pela produção, conceder ou não o direito de resposta. Se possível, o direito será concedido na hora, mas a decisão poderá ser concedida até o fim do debate. O direito de resposta se limita a ofensas no campo moral e não a avaliações negativas sobre propostas de governo ou desempenho administrativo.
Caso ainda haja oportunidade de resposta, réplica ou tréplica do candidato que se sentir ofendido, a Rede Amazônica não concederá tempo adicional para exercício do direito de resposta.
As informações são do: G1RR