ENTREVISTA: Helena Lima destaca avanços na infraestrutura de Roraima e reflete sobre eleições de 2026
Em entrevista, Helena Lima falou sobre investimentos em mobilidade, apoio político nos municípios e sua trajetória no setor empresarial
02/11/2024 16h26 - Atualizado há 2 meses
Fotos: Assessoria de campanha
A deputada federal Helena Lima (MDB) participou, neste sábado (2), de uma entrevista no programa Bastidores da Política, conduzido pelo ex-deputado federal Luciano Castro e pelo jornalista Leôncio Monteiro, para falar sobre os principais avanços e desafios de seu mandato. Entre os temas abordados, destacam-se a visita ao Ministério dos Transportes em busca de melhorias para a infraestrutura de Roraima, as expectativas para as eleições de 2026 e sua atuação como empreendedora e política no estado.
Durante a entrevista, Helena compartilhou detalhes de sua recente ida ao Ministério dos Transportes, onde discutiu, com o ministro Renan Filho, questões essenciais para o fortalecimento da infraestrutura de Roraima. A visita teve como objetivo buscar melhorias em rodovias federais e demais obras estratégicas para a capital, Boa Vista.
A parlamentar citou o andamento dos trabalhos para a construção de dois viadutos, a duplicação da Avenida Venezuela com conexão à BR-174 e a ampliação da ponte sobre o Rio Cauamé. De acordo com Helena Lima, estudos estão em andamento para solucionar pontos críticos de congestionamento em Boa Vista, especialmente no cruzamento da Avenida Venezuela com a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nas proximidades do Ibama. “É essencial nos basearmos nas demandas reais da população. Nosso trabalho na política tem esse foco: atender essas necessidades de forma satisfatória e com qualidade. Não se trata apenas de fazer por fazer, mas de agir de maneira eficaz, visando resolver de fato os problemas que afetam nossa gente”, afirmou Helena Lima.
Eleições 2024
Outro ponto abordado trata das eleições de 2024. Após as recentes eleições municipais, Helena refletiu sobre o cenário político em Roraima e sobre as demandas que permanecem em pauta para o próximo ciclo eleitoral.
“Como deputada federal, apoiei diversos candidatos a vereadores e prefeitos, inclusive de outros partidos além do MDB, como o PSDB, Podemos e PDT. Esse apoio foi fundamental porque, como parlamentar, preciso fortalecer minhas bases nos municípios. Sinto que saí dessas eleições ainda mais fortalecida”, disse.
De acordo com a deputada, suas bases regionais são compostas por lideranças que levarão até ela as principais demandas dos municípios.
“Hoje, tenho bases em praticamente todas as regiões, compostas por pessoas sérias, comprometidas com suas comunidades e com a política local. Essas lideranças trarão as demandas dos municípios até mim, ajudando a direcionar os recursos e a buscar apoio em Brasília, junto aos ministérios, para atender às necessidades tanto da capital quanto do interior”, disse.
Perspectivas para 2026
Quanto às eleições de 2026, Helena disse que trabalha para reeleição como deputada federal, mas não desconsidera o pleito para o Senado Federal.
“Tenho me empenhado nisso, mas também estou trabalhando com foco em 2026, visando uma reeleição como deputada federal. Pretendo concorrer novamente ao cargo, porém, isso não exclui a possibilidade de uma candidatura ao Senado, caso o cenário seja favorável. Se houver esse apoio popular ao meu nome, estou aberta a colocar minha candidatura à disposição para o Senado também”, comentou Helena.
A deputada destacou também a importância de garantir a eficiência dos serviços públicos na capital.
“O prefeito Arthur precisa de representantes no Senado que possam direcionar recursos para nossa cidade. Embora tenhamos deputados federais, quem mais enviou recursos para a nossa capital foi a deputada Helena da Asatur. Boa Vista concentra 70% da população, além de abrigar os principais serviços. É a capital que atende também a população do interior, que depende diretamente desses serviços públicos funcionando bem aqui”, reiterou.
Empreendedorismo
Além das pautas políticas, Helena destacou sua experiência no empreendedorismo e os esforços para abrir caminhos a novos empreendedores no estado. No entanto, sua atuação tem sido interpretada de maneira equivocada devido ao cargo que ocupa atualmente. Ela ressalta, porém, que seu patrimônio e contratos permanecem inalterados desde que assumiu o mandato de deputada federal.
"Estamos nesse ramo há mais de 20 anos, sempre trabalhando com licitações. Atualmente, algumas pessoas tentam distorcer essa trajetória pelo fato de eu ser deputada federal, mas quem conhece a minha história sabe de onde vem cada conquista. Meu patrimônio não aumentou desde que assumi o cargo; continuo com os mesmos contratos que tinha antes, sem qualquer favorecimento. Faço questão de participar das licitações de forma transparente, competindo em igualdade com qualquer outra empresa", ressaltou. Fonte: Ascom parlamentar