SEGUNDO MANDATO: Vitória esmagadora de Sampaio representa consolidação de liderança na Casa e derrota de Denarium, seu principal adversário
14/11/2024 18h42 - Atualizado há 2 meses
Sampaio foi eleito nesta quinta-feira (14) para mais um mandato que vai até 2026. Foto: SupCom
A vitória de Soldado Sampaio nesta quinta-feira (14) para mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa, com 21 votos dos 24 parlamentares com cadeira no parlamento, representa a consolidação de uma liderança entre seus pares e uma derrota claro do governador Antonio Denarium que tem no seu time de apoio a maioria absoluta dos deputados.
Dos 24 deputados apenas Lucas Souza – sobrinho de Antonio Denarium – Catarina Guerra e Joilma Teodora não compareceram ao plenário para a Sessão Extraordinária que consolidou a reeleição de Sampaio para o biênio 2025-2026.
“Reafirmo que continuarei a fazer o melhor debate em prol da população, respeitando as particularidades de cada deputado que representa uma parcela da sociedade”, agradeceu Soldado Sampaio logo após a eleição, referindo-se aos colegas que depositaram o voto de confiança para a continuidade dos trabalhos nos próximos dois anos.
“Eu agradeço aos deputados que nos apoiaram desde o exercício do mandato vigente. Continuarei a fazer o melhor debate em defesa da sociedade roraimense, respeitando a opinião de cada deputado aqui presente. Respeitarei a individualidade e a prerrogativa de cada deputado, pois este é meu comportamento como presidente, porque juntos estamos contribuindo para o fortalecimento do Estado com criação de empregos e geração de renda e respeitando a vontade do povo de Roraima. Reafirmo a independência do Poder Legislativo, obedecendo e cumprindo as leis. Conclamar meus colegas deputados que possamos somarmos forças e continuar a defender o povo e enfrentar problemas sérios em Roraima como o caos na Saúde Pública que vai de mau a pior. Não é possível que com 25% de todo o orçamento do Estado destinado à Secretaria de Saúde os serviços continuem sendo oferecido sem qualidade e sem respeito ao cidadão que necessita”, disse Sampaio.
JORGE EVERTON
Eleito 1º vice-presidente, o deputado Jorge Everton – até então 1º secretário), disse que os deputados estaduais entenderam bem a importância de manter o deputado Soldado Sampaio na presidência.
“Inicialmente quero agradecer a confiança cos colegas e reconhecer que essa eleição é fruto de um trabalho democrático feito pelo presidente Soldado Sampaio. Na história da Assembleia tivemos momentos difíceis e vivemos momentos favoráveis ao Parlamento. Tivemos tiranos, tivemos desrespeito aos nossos mandatos, mas o presidente Sampaio tem conduzido a Assembleia com sabedoria e respeito aos deputados”, disse Everton.
Segundo ele essa eleição mostra o sentimento dos deputados e de reconhecimento pela liderança de Sampaio. “Mostra o sentimento de unidade e o sentimento de unidade e de fortalecimento do Poder Legislativo. A Assembleia é muito mais que a individualidade dos deputados. É muito mais que o interesse de cada de um de nós. Aos deputados que acreditaram em mim, obrigado. Irei honrar essa função e auxiliar o presidente Soldado Sampaio para que as prerrogativas dos parlamentares sejam de verdade respeitadas neste Estado”, disse.
MARCOS JORGE
O deputado Marcos Jorge (Republicanos) desejou boa sorte aos eleitos e defendeu mais autonomia para os poderes, buscando o entendimento das instituições, “focando no CNPJ e não no CPF”, disse. Segundo o parlamentar os deputados têm que ter a consciência que os poderes autônomos e independentes têm que exercer suas posições e opiniões.
“Devemos, dentro dessa unidade que hoje se verifica, sempre continuar nesse caminho de condução e fortalecimento do coletivo da Assembleia, despidos todos de vaidades pelo bom entendimento entre os parlamentares”, disse.
CHICO MOZART
O deputado Chico Mozart (Progressistas), eleito 2º vice-presidente, parabenizou os eleitos e destacou a liderança do deputado Soldado Sampaio pela condução do Poder Legislativo nesse primeiro biênio.
“O presidente Soldado Sampaio tem feito um trabalho diferenciado nesta casa nesses últimos anos, respeitando as prerrogativas dos deputados e com sabedoria e espírito republicano deu nova face às atividades do Poder Legislativo”, disse.
A deputada Tayla Peres (Republicanos) elogiou a condução de Sampaio e afirmou que o resultado é reflexo do respeito e da responsabilidade do parlamentar com a Casa Legislativa.
Gabriel Picanço (Republicanos) destacou o crescimento e a união do Legislativo, e o corregedor-geral Dr. Claudio Cirurgião (União), em participação virtual, afirmou: “O presidente tem dado um olhar diferenciado ao Parlamento, conduzindo o processo de forma democrática e respeitosa com todos os deputados.”