03/01/2025 às 09h37min - Atualizada em 03/01/2025 às 09h37min

COLUNA DO PERÔNNICO: DEMISSÃO EM MASSA: Denarium baixa 'decretão' e exonera todos os servidores de cargos comissionados

O governador Antonio Denarium (PP) exonerou todos dos servidores comissionados e com função gratificada da administração direta nesta quinta-feira (2), primeiro dia útil de 2025.

É o primeiro ato oficial do Governo neste início de ano. O decreto já passou a vigorar a partir da quinta-feira, data de sua publicação.

A Edição N°: 4837 do Diário Oficial do Estado, no entanto, não especifica a quantidade de servidores comissionados exonerados e lotados em toda a estrutura do Governo.

Só ficam secretário e adjuntos
Apenas secretários de estado e os respectivos adjuntos, ou funções correspondentes - considerados de primeiro escalão e de subordinação direta a Denarium, não foram demitidos. O corte em massa foi por meio do decreto nº 01-P, que dispõe sobre a Exoneração dos Servidores ocupantes de Cargos de Provimento em Comissão e Funções Gratificadas, e dá outras providências.

Promover mudanças
O motivo para o corte, conforme cita o decreto, ocorre pela “necessidade de promover a atualização da estrutura organizacional da Administração Direta do Poder Executivo do Estado de Roraima”.

Sem data
O Governo não se manifestou ainda se os mesmos servidores serão admitidos para as mesmas funções – de forma gradativa ou não – e nem quando isso acontecerá.

Novo sub para PM

No mesmo Diário Oficial o Governo publicou o decreto de nomeação coronel Izael Salazar para o cargo de subcomandante da Polícia Militar de Roraima (PMRR). 

Salazar assume o cargo anteriormente ocupado pelo coronel Francisco das Chagas Lisboa, preso em dezembro pela Polícia Federal (PF) . As investigações identificaram sua participação no esquema de compra de votos do presidente da Câmara Genilson Costa (Republicanos).

Cúmplice de Genilson
O então subcomandante teria usado a estrutura da PMRR, para informar o vereador Genilson Costa - que é investigdo por tráfico de drogas e corrupção eleitoral - sobre denúncias de compra de votos relacionadas a ele.

Coronel Salazar era até ontem o chefe do Departamento de Planejamento Operacional da Polícia Militar de Roraima. Ele, segundo informações, é homem de confiança do comandante-geral, Miramilton Goiano. Mas antes disso, Salazar já ocupou cargos de confiança na estrutura da PMRR desde o início da gestão de Denarium.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp