22/05/2023 às 07h16min - Atualizada em 22/05/2023 às 07h16min

Governo vive 'dificuldade imensa' para limpar território Yanomami de garimpeiros invasores em Roraima.

Secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, afirmou que os invasores estão ainda mais organizados.

- Fonte: Revista Veja
Governo tem executado operações na terra indígena Yanomami para expulsar o s garimpeiros.




Após 100 dias de ação do governo Lula na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, decretada em razão da calamidade sanitária decorrente da forte presença de garimpeiros ilegais e outros criminosos na área, o secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, afirmou que os invasores estão ainda mais organizados.
“Muita gente que estava ali para tentar a sorte saiu desesperada da terra indígena. Desde a semana passada, com a operação da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama, vimos uma situação de grupos mais organizados”, declarou.

O secretário coordena um grupo de trabalho no Ministério da Justiça para propor medidas de combate ao crime organizado em terras indígenas. O envolvimento do PCC com uma gama de atividades na área ianomâmi chama a atenção das autoridades.

A facção criminosa tem controle de maquinários, atua na segurança privada de chefes do garimpo e administra casas de prostituição e pontos de venda de drogas.
Segundo Pereira, as investigações da PF identificaram uma cadeia de pessoas que lucram com o garimpo ilegal.

“Não existe mais garimpo naquela perspectiva do garimpeiro isolado na beira do rio. O garimpo que a gente está vendo hoje envolve uma grande operação de logística, a exemplo da dificuldade imensa que o governo está enfrentando na TI Yanomami”, diz o secretário.

“Não dá para dizer que a facção A, B ou C está por trás disso, mas eu não tenho dúvida de que se trata de crime organizado. As investigações que a PF está fazendo apontam para isso. Tem gente na região Sul ganhando com garimpo em Roraima”, acrescenta.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp