10/01/2025 às 17h17min - Atualizada em 10/01/2025 às 17h17min
Sesau faz esclarecimento sobre suposta perda de R$ 22 milhões em vacinas vencidas
Sobre a matéria publicada aqui no Blog nesta sexta-feira (10), que aponta uma suposta perda de R$ 22 milhões em vacinas vencidas no Estado de Roraima, a Secretaria de Saúde esclarece:
- As vacinas contra a Covid-19 mencionadas não foram adquiridas pelo Governo de Roraima, mas pelo Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição de imunizantes para todos os estados e municípios do Brasil. Cabe à Sesau acondicionar e distribuir as vacinas para aplicação pelas prefeituras.
- O descarte de vacinas contra a Covid-19 não foi uma situação exclusiva de Roraima. Todos os estados, incluindo o próprio Ministério da Saúde, enfrentaram dificuldades devido à proximidade do vencimento dos imunizantes e à baixa adesão da população em determinados períodos da campanha de vacinação.
- Em Roraima, a Secretaria de Saúde realizou esforços consideráveis para minimizar perdas e notificou o Ministério da Saúde solicitando a suspensão do envio de novos lotes, já que os estoques existentes não estavam sendo utilizados por conta da baixa procura da população.
- A Sesau reforça que não houve negligência ou falhas no monitoramento por parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no estado e por parte dos municípios, responsáveis pela aplicação. É fundamental que as informações sejam contextualizadas para evitar interpretações equivocadas ou mesmo desinformação.