Cuidado e bem-estar dos animais estão entre as ações que mais avançam em Boa Vista. Para seguir com esse trabalho, a prefeitura abriu edital de credenciamento para empresas, associações e instituições sem fins lucrativos especializadas em serviço veterinário. A publicação está no Diário Oficial do Município (DOM), da quinta-feira, 16.
O credenciamento é voltado para consultas e tratamento (sessões de quimioterapia), castração e instalação de chip em animais abandonados, diagnosticados com Tumor Venéreo Transmissível (TVT), em Boa Vista. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Santos, essa contratação buscar conter a proliferação da doença.
“Animais em situação de rua estão mais propensos ao contágio e disseminação do Tumor venéreo Transmissível. A Prefeitura de Boa Vista tem trabalhado para reduzir esses indicadores e cuidar desses animais. A gestão também busca evitar a proliferação, além do crescente número de óbitos ocasionados pelo TVT, bem como, a reprodução desordenada no município”, disse.
Edital
Interessados no credenciamento devem conferir os requisitos exigidos no edital divulgado, como: documentação comprobatória, qualificação necessária e declarações. O prazo de vigência do contrato, que será assinado com as empresas, associações e afins, será de 12 meses, contados da data de assinatura, podendo ser prorrogado por até 10 anos.
Castração gratuita
A Prefeitura de Boa Vista conta ainda com um programa para a castração de cães e gatos domésticos de moradores da capital, de forma gratuita. Interessados fazem cadastro de reserva e aguardam convocação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ). Famílias de baixa renda têm prioridade no processo, mas a população em geral pode ser contemplada com vagas remanescentes.
Castra Móvel
Além disso, para dar celeridade ao processo de castração, o município também conta com o programa Castra Móvel, que passou a atender por demanda espontânea dos bairros em que o veículo se encontra estacionado, sendo um limite de dez castrações diárias. No novo modelo, outra mudança é a castração exclusiva em cães e gatos machos, priorizando a segurança e a rapidez do procedimento cirúrgico.