COLUNA DO PERÔNNICO: Roraima amarga o últimno lugar no Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros

Poder, Política, Bastidores

- Fonte: CLP
07/02/2025 18h04 - Atualizado há 5 dias
COLUNA DO PERÔNNICO: Roraima amarga o últimno lugar no Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros
Denarium conseguiu colocar Roraima no último lugar na competitividade entre os estados do Brasil e o Distrito Federal.

Acaba de ser lançada a edição 2024 do Ranking de Competitividade dos Estados, estudo executado anualmente pelo CLP (Centro de Liderança Pública). E não se assustem: nosso querido Estado de Roraima amarga a última posição (27º entre todos os estados da Nação e o Distrito Federal. Este ranking é uma poderosa ferramenta que compara as 27 unidades da federação, avaliando uma série de indicadores que medem a eficiência e a qualidade da gestão pública estadual. Ao classificar os estados, o ranking incentiva a melhoria contínua dos serviços públicos, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.

Rabeira entre estados do Norte

Os estados do Norte, aliás, não se posicionaram bem no ranking do CLP. Além de Roraima agoniza na rabeira, nosso vizinho Amazonas aparece em 11º, seguido por Tocantins 15º, Rondônia 16º, Pará 21º, Acre 25º e Amapá 26º.

Sem capacidade gerencial
O estudo mede a capacidade dos governos locais de planejar e executar políticas que melhorem o bem-estar da população e atraiam investimentos. E nesse quesito o governador Antonio Denarium (Progressistas) peca feio.

Governo desajustado

Essa competição saudável é desejável pois leva os estados a buscarem constantemente o aperfeiçoamento de suas práticas, elevando o padrão de vida de seus cidadãos. O não ocorre em Roraima, óbvio, por conta de um governo desajustado e perdulário.

Eficiência da máquina: zero

Roraima é último em eficiência da máquina pública, penúltimo em segurança pública, aparece em 25º em educação, amarga os últimos lugares em infraestrutura e sustentabilidade social e padece na última posição no quesito eficiência da máquina pública.

Potencial de mercado

Mas entre todas as desgraças deste Governo, Roraima se destaca por seu potencial de mercado, lógico, por se tratar de Estado novo onde tudo ou quase tudo ainda está por se realizar. É o número 1 nessa avaliação e 2º no potencial crescimento da força de trabalho.

De mal a pior

Ou seja, naquilo que sustenta a organização estatal – solidez fiscal, educação, infraestrutura, sustentabilidade social e a eficiência da máquina – Roraima decepciona, vai de mal a pior.

Informações gerais do ranking dos estados, acessar: www.rankingdecompetitividade.org.br

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp