Antonio Denarijm (Progressistas) esqueceu – de propósito, claro – as promessas feitas na campanha do primeiro mandato de reduzir a estrutura de gastos do Governo, que ele viria assumir ainda em 2018 com aquele intervenção inesperada diante do desastre que foi a gestão de Suely Campos.
Candidato, Denarium prometeu: ‘vou acabar com gastos desnecessários, vou extinguir secretarias e servidor comissionado só será nomeado mediante estudo que aponte sua extrema necessidade’.
O tempo passou e Denarium não extinguiu secretaria coisa alguma, tem sido perdulário e excessivo no empreguismo em nomeação para cargos em comissão e ainda criou secretarias extraordinárias, que só servem para acomodar apaniguados seus e de aliados.
Extraordinária é para ‘chegados’
Manter essas secretarias extraordinárias só gera custos, no entanto, aproxima o governador do proselitismo político. São nesses órgãos que Denarium emprega aqueles ‘chegados’ incapazes para funções s na estrutura do Estado.
‘Eminência parda’
Entre esses ilustres escolhidos para essas pastas extraordinárias, está o melhor amigo de Denarium, verdadeira ‘Eminência Parda do Governo’, Aloísio Nascimento que fracassou como secretário de Agricultura e claudicou na última campanha onde disputou uma vaga à Câmara Federal.
Atração de investimentos
Mesmo usando a estrutura do Estado, Aluísio obteve mísero 2.948 votos naquela eleição. Mas não foi deixado para trás pelo amigo de primeira hora. Denarium o nomeou para uma dessas secretarias extraordinárias cujo nome pomposo é: Promoção e Atração de Investimentos. E qual investimento Aloísio conseguiu atrair para Roraima? Alguém sabe?
Vida útil de 1 ano
Mesmo sabedor que essas secretarias não proporcionam retorno algum ao Estado, Denarium insiste na sua manutenção. Tanto que pediu ao Poder Legislativo, na Mensagem Governamental nº 9, do dia 5 deste mês, que fossem prorrogadas por mais 1 ano, até o final de 2025. Criadas em 2023 com vida útil de 1 ano já foram prorrogadas em 2024.
As escolhidas
Na mensagem enviada à Assembleia, Denarium pede a manutenção de duas secretarias: Atração de Investimentos – para manter seu aliado Aloísio Nascimento, mais que óbvio – e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEEDHS), ocupada por Sorayma Rodrigues do Carmo.
O nome é bonito
Interessante é nomenclatura emprestada a essas tais secretarias extraordinárias: a do Aloísio, por exemplo, tem a significativa missão de promover bom relacionamento de políticas internas e externas do Governo para auxiliar no desenvolvimento estatal, e viabilizar assuntos de interesse do povo de Roraima. A outra presta assessoria ao governador no planejamento, coordenação e articulação para implementação das políticas públicas de forma integrada e intersetorial. Pura lorota!