Em encontro com Simone Tebet, Romero Jucá reforça importância de construção da estrada da Guiana

- Conteúdo: Roraima em tempo
12/02/2025 17h50 - Atualizado há 12 horas
Em encontro com Simone Tebet, Romero Jucá reforça importância de construção da estrada da Guiana
Romero Jucá durante reunião com ministra do Planejamento, Simone Tebet. Foto: Divulgação

Roraima entrou novamente na pauta do Ministério do Planejamento e Orçamento. Na tarde desta quarta-feira (12), o presidente do MDB Roraima, Romero Jucá, participou de uma reunião com a Ministra Simone Tebet para tratar de demandas estratégicas para o desenvolvimento do estado.

Entre os assuntos abordados no encontro, Romero Jucá reforçou a importância da construção da estrada da Guiana. Ele defende que a interligação com o país vizinho é fundamental para o desenvolvimento econômico de Roraima.

“Sou o maior defensor da construção da estrada da Guiana porque entendo que ela é o caminho para o crescimento econômico e a geração de empregos em nosso Estado. Mas, além disso, essa estrada vai promover o desenvolvimento de toda a região, porque é um caminho mais curto para levar a produção brasileira para os mercados consumidores do Caribe, por exemplo”.

Romero destacou que os países do Caribe compram, especialmente, alimentos. O que, segundo ele, pode contribuir para o aumento da produção local. “São mais de 35 milhões de habitantes nos países do Caribe. E eles não produzem alimento. Isso, portanto, é uma oportunidade única para Roraima e para o Brasil”.

Compromisso

Assim, a Ministra Simone Tebet reforçou o compromisso do Governo Federal em ampliar as relações entre os países da América do Sul. Além de favorecer as relações comerciais internacionais, encurtando distâncias.

“A integração do Brasil com os países vizinhos é a chave para facilitar o acesso a portos do Oceano Pacífico, o que barateias as vendas para países da Ásia. A China, por exemplo, foi o país que mais comprou do Brasil em 2023. Então, nós estamos falando em diminuir distâncias e agregar competitividade aos produtos brasileiros”.

Segundo a Ministra, a meta do Governo Federal é fazer com que as Rotas comecem a operar ainda em 2028. “Colocando isso em prática, vamos ter um cenário absolutamente diferente. Ninguém vai conseguir competir com o Brasil no mundo, no que se refere à nossa fronteira agrícola”.

Conheça o Rotas da Integração Sul-Americanas

Após consultas a 11 Estados que fazem fronteira com países da América do Sul, o Ministério do Planejamento e Orçamento definiu então, cinco rotas. Roraima está incluída na Rota 1 – Ilhas da Guiana.

Nesta Rota, estão incluídos ainda os Estados do Amazonas, Pará e Amapá que serão beneficiados com obras e ações de infraestrutura para interligação com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.

O projeto das cinco Rotas contemplas um grande investimento nacional em obras hidroviárias, aeroportuárias, portuárias, rodoviárias, infoviárias, ferroviárias bem como, linhas de transmissão de energia elétrica.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp