27/05/2023 às 07h46min - Atualizada em 27/05/2023 às 07h46min

Ministério Público de Roraima lança a cartilha MPcito voltada para o público imigrante infantil.

A cartilha em espanhol faz parte do Projeto “MP Bilíngue” coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) com o propósito de capacitar os membros e servidores do MPRR.

- Informações e fotos: Ascom/MPERR
A cartilha foi confeccionada pelo MP de Roraima e é voltada para o público infantil de língua espanhola.



 

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) lançou nesta quinta-feira, 25 de maio, a cartilha MPcito, voltada para o público infantil de língua espanhola. O material tem como objetivo apresentar o Ministério Público e conscientizar os imigrantes dos direitos da criança de forma lúdica e acessível. 
 

A cartilha em espanhol faz parte do Projeto “MP Bilíngue” coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) com o propósito de capacitar os membros e servidores do MPRR para realizar o atendimento ao cidadão imigrante, usando uma comunicação acessível (na língua materna). O material foi traduzido pelos alunos do curso para viabilizar que as crianças que não entendem o português compreendam as atividades que são realizadas pela Instituição. 
 

lançamento da cartilha foi realizado em duas etapas. No período da manhã, o Procurador-Geral do MPRR, Fábio Bastos Stica, acompanhado da Ouvidora Geral, Rejane Gomes de Azevedo Moura, e do diretor do CEAF, Márcio Rosa, entregaram as cartilhas para o Comandante Geral da Operação Acolhida, General Helder de Freitas Braga. A intenção é que as crianças imigrantes que são assistidas pelo projeto do Governo Federal possam ter acesso facilitado ao material. 
 

A nossa intenção com a cartilha é apresentar para os imigrantes informações úteis sobre os direitos humanos e sociais e também sobre o papel do Ministério Público e como o Órgão pode auxiliá-los e garantir seus direitos”, destacou o Procurador-Geral de Justiça. 

No período da tarde, os alunos do projeto “MP Bilíngue” foram até os arredores da Rodoviária Internacional de Boa Vista para disponibilizar o material diretamente às famílias que vivem no entorno, além de passar informações e sanar dúvidas dos imigrantes em espanhol.


A Ouvidora-Geral do MPRR e Procuradora de Justiça, Rejane de Azevedo Moura, é uma  das alunas do projeto e afirma que o material é uma realização significativa para os integrantes do curso. “A tradução da cartilha e a ação foram atividades idealizadas por nós, alunos, visando dar efetividade ao projeto MP bilíngue". 

Para o Diretor do CEAF , Márcio Rosa, essa é uma fase muito importante do “MP Bilíngue” porque os integrantes do projeto chegam até a população de língua espanhola e levam a ela os seus direitos na língua materna.
 

“Agora levamos o MPcito em um material bonito, lúdico e ilustrado, especialmente às crianças. Quando nós distribuímos, elas começaram a ler imediatamente. É uma parte muito bonita do projeto podermos distribuir as cartilhas e levar conhecimento à população sobre o que é o Ministério Público, quais são os direitos deles e dizer que a nossa instituição está acessível, inclusive, na língua espanhola”, concluiu o Promotor de Justiça.

 

 

 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp