O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) lançou nesta quinta-feira, 25 de maio, a cartilha MPcito, voltada para o público infantil de língua espanhola. O material tem como objetivo apresentar o Ministério Público e conscientizar os imigrantes dos direitos da criança de forma lúdica e acessível.
A cartilha em espanhol faz parte do Projeto “MP Bilíngue” coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) com o propósito de capacitar os membros e servidores do MPRR para realizar o atendimento ao cidadão imigrante, usando uma comunicação acessível (na língua materna). O material foi traduzido pelos alunos do curso para viabilizar que as crianças que não entendem o português compreendam as atividades que são realizadas pela Instituição.
O lançamento da cartilha foi realizado em duas etapas. No período da manhã, o Procurador-Geral do MPRR, Fábio Bastos Stica, acompanhado da Ouvidora Geral, Rejane Gomes de Azevedo Moura, e do diretor do CEAF, Márcio Rosa, entregaram as cartilhas para o Comandante Geral da Operação Acolhida, General Helder de Freitas Braga. A intenção é que as crianças imigrantes que são assistidas pelo projeto do Governo Federal possam ter acesso facilitado ao material.
No período da tarde, os alunos do projeto “MP Bilíngue” foram até os arredores da Rodoviária Internacional de Boa Vista para disponibilizar o material diretamente às famílias que vivem no entorno, além de passar informações e sanar dúvidas dos imigrantes em espanhol.
A Ouvidora-Geral do MPRR e Procuradora de Justiça, Rejane de Azevedo Moura, é uma das alunas do projeto e afirma que o material é uma realização significativa para os integrantes do curso. “A tradução da cartilha e a ação foram atividades idealizadas por nós, alunos, visando dar efetividade ao projeto MP bilíngue".
Para o Diretor do CEAF , Márcio Rosa, essa é uma fase muito importante do “MP Bilíngue” porque os integrantes do projeto chegam até a população de língua espanhola e levam a ela os seus direitos na língua materna.