Em fase de construção, segundo abrigo para idosos de Boa Vista vai oferecer 40 vagas para acolhimento institucional

Obra no bairro Centenário iniciou em outubro de 2024

- Informações e fotos: Semuc/Prefeitura
29/04/2025 12h57 - Atualizado há 7 horas

Nesta segunda-feira, 28, o prefeito Arthur Henrique (MDB) e a secretária de Assistência Social, Nathália Cortez, visitaram as obras do novo Abrigo de Idosos, localizado ao lado da praça Matheus Yukio Sato, bairro Centenário. Construído com recursos próprios do município, o local terá área de 1.479,36 m², oferendo 40 vagas para acolhimento institucional de longa permanência.

A obra iniciou em outubro de 2024. Todos os ambientes contarão com acessibilidade para facilitar a mobilidade dos idosos. Segundo o prefeito Arthur Henrique, o local disponibilizará um setor de assistência social com salas multidisciplinares, além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer.

“No mundo ideal, os idosos deveriam viver com suas famílias em lares acolhedores e com muito amor, mas infelizmente nem sempre é dessa forma. Existem idosos que sofrem violação de seus direitos, como abandono da família e maus-tratos. É nessa hora que a prefeitura e o Ministério Público entram em ação. Estamos construindo um novo abrigo, um ambiente acolhedor e familiar para oferecer cuidados a essas pessoas que tanto contribuíram com todos ao longo das suas vidas”, disse.

 

 

 

 

Política pública de proteção a idosos

Com o novo abrigo, idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família e vivem situações de violência, negligência, situação de rua, abandono ou com vínculos familiares fragilizados e rompidos, ganham um novo lar. Segundo Nathália Cortez, os idosos encontrarão um ambiente acolhedor e tranquilo.

“Será um lugar que vai oferecer qualidade de vida, conforto, cuidados em saúde e assistência social para as pessoas. Nossos idosos serão muito bem cuidados, com amor, participando de atividades que vão cuidar da saúde física e emocional. Eles contarão com atividades de esporte, lazer, cultura e terão até uma horta onde irão plantar, cultivar e colher produtos, servindo como uma terapia”, destacou.

Primeiro abrigo de Boa Vista

Em 2023, a atual gestão iniciou uma nova política pública de proteção aos idosos, com a inauguração do primeiro abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com capacidade para acolher 10 idosos. A instituição atende pessoas com mais de 60 anos, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Ministério Público Estadual (MPRR).

A inserção no serviço ocorre quando todas as possibilidades de autossustento e convivência familiar forem esgotadas. O Serviço de Acolhimento tem como responsabilidade oferecer atenção integral aos idosos, garantindo a proteção de sua dignidade e direitos. O espaço atende às necessidades básicas dos acolhidos, como vestuário, calçados e alimentação.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp