Favorito a suceder Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF, Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF), pediu alteração na data da eleição ao cargo máximo da entidade, marcada para domingo (25).
O que aconteceu
Samir Xaud não quer a eleição no dia 25 e sugeriu que ela seja realizada na segunda-feira (26), justamente a data programada para a chegada de Carlo Ancelotti ao Brasil. O texto alega que a data escolhida pela CBF pode 'dificultar a sua participação' na assembleia por conta dos vários jogos que acontecem no domingo.
“Ocorre, todavia, que referida data cairá num domingo, dia em que ocorrem vários jogos envolvendo clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o que eventualmente pode dificultar a sua participação na Assembleia Eleitoral”.
O pedido, assinado por Samir Xaud e datado deste sábado (17), acontece através de um requerimento direcionado a Fernando Sarney, interventor da CBF.
“A fim de garantir um processo eleitoral que seja o mais amplo possível, parece interessante que a Assembleia Geral Eleitoral seja realizada em data - como, por exemplo, 26 de maio de 2025 (segunda-feira) - que facilite a participação de todos os atores do colégio eleitoral em ocasião tão relevante para o futebol brasileiro”.
CBF marca eleição para o dia 25
A CBF confirmou ontem (16) que a próxima eleição para presidente será em 25 de maio, domingo, véspera da chegada do técnico Carlo Ancelotti ao Brasil. Além do presidente, a eleição será para escolher oito vices da CBF.
Ancelotti chega ao Brasil na segunda-feira (26), já para convocar pela primeira vez a seleção brasileira para os jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias à Copa de 2026.
Leia o requerimento completo
Samir Xaud, médico, Vice-Presidente e Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, vem expor o que se segue, cumprimentando-o desde já pelo zelo, transparência e diligência com que tem sido conduzido o processo eleitoral para o quadriênio 2025/2029:
1. Decisão judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou, em 15/06/2025, a realização de eleições para os cargos diretivos da CBF, "o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários".
2. Em observância à decisão do TJRJ, foi divulgado na data de ontem o cronograma do processo eleitoral, em que restou definido que a Assembleia Geral Eleitoral será realizada em 25 de maio de 2025.
3. Ocorre, todavia, que referida data cairá num domingo, dia em que ocorrem vários jogos envolvendo clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o que eventualmente pode dificultar a sua participação na Assembleia Eleitoral.
4. A fim de garantir um processo eleitoral que seja o mais amplo possível, parece interessante que a Assembleia Geral Eleitoral seja realizada em data - como, por exemplo, 26 de maio de 2025 (segunda-feira) - que facilite a participação de todos os atores do colégio eleitoral em ocasião tão relevante para o futebol brasileiro.
5. Dessa forma, requeiro respeitosamente que se avalie a possibilidade dessa pequena alteração na data da Assembleia Geral Eleitoral, de forma a ampliar ao máximo a participação democrática no processo, atendendo ao mesmo tempo a decisão judicial do TJRJ.
Cumprimentando-o novamente pela sua condução aberta, transparente e democrática do processo eleitoral, agradeço sua atenção e subscrevo-me.