O médico roraimense Samir Xaud deverá ser o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sem precisar enfrentar adversários no dia 25 de maio. É o que acreditam integrantes da chapa formada pelo roraimense.
Segundo apurou o Lance!, Xaud já tem apoio suficiente para ser eleito por aclamação: 22 federações e dez clubes já anunciaram que topam fazer parte da nova diretoria, que vai assumir a entidade após a queda de Ednaldo Rodrigues, destituído do cargo após decisão do desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Se confirmado o apoio de 22 federações e dez clubes, Xaud inviabilizaria a candidatura de qualquer opositor, incluindo Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que lançou sua candidatura à presidência da CBF neste sábado (17), com o apoio de 32 clubes da Série A.
Com a queda de Ednaldo, passou a valer a versão de 2017 do estatuto da CBF, que prevê que um candidato precisa ter apoio de oito federações e cinco clubes para formalizar a intenção de disputar a presidência da entidade.
Dois dos dez clubes que estão com Xaud, inclusive, são filiados à entidade presidida por Ricardo: Remo e Paysandu.
A articulação em torno da candidatura de Xaud começou assim que a Justiça decidiu pela saída de Ednaldo, na quinta-feira (15). Neste sábado, no Rio de Janeiro, dirigentes de federações estiveram reunidos com Xaud justamente para acertar os últimos detalhes da candidatura.
— Ele é um cara jovem e é um cara agregador. Esse ponto, para mim, pessoal, Ricardo, é um ponto fundamental para essa empreitada. Ele é um cara agregador, um cara de grupo. E agregador é uma coisa e ser de grupo é outra, na nossa visão. Ele tem que ter um grupo total, um grupo para cuidar, um grupo que vai dar suporte para ele, um grupo que vai dividir as decisões — analisou o mandatário da federação paraense
O prazo para o registro das candidaturas à presidência da CBF começa neste domingo (18) e vai até a próxima terça-feira (20).