A comissão eleitoral aprovou nesta qunta-feira (22) o registro da candidatura de Samir Xaud para a eleição de presidente da CBF. As inscrições acabaram na terça-feira.
A chapa de Xaud foi a única que conseguir se inscrever para o pleito do próximo domingo — apesar da tentativa de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, de ser candidato também.
A comissão eleitoral é órgão independente. O deferimento da candidatura significa que foram cumpridos todos os requisitos postos no Regulamento do Processo Eleitoral e não houve apresentação de impugnações.
Xaud tem 41 anos, assumiria a Federação de Roraima em 2027, sucedendo o pai. Agora, terá um mandato na CBF que vai de 2025 a 2029.
Samir tem dito que só quer concorrer a um mandato à frente da CBF.
Os vice-presidentes são:
Movimento dos clubes
Nem todos os clubes vão aparecer na eleição domingo para votar em Samir Xaud. Pelo menos 21 deles aderiram a um movimento de não endossar a candidatura e tampouco proporcionar uma unanimidade.
O motivo é um protesto contra o modelo eleitoral da CBF e a mobilização acelerada para eleger um novo presidente, após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pela Justiça.
Mas a mobilização dos clubes não é capaz de travar a eleição. Samir registrou chapa com apoio de 25 federações e 10 clubes.