29/05/2023 às 14h56min - Atualizada em 29/05/2023 às 14h56min
MAIO AMARELO: Evento animado na praça Fábio Paracat marca encerramento da campanha educativa em Boa Vista.
De forma lúdica e divertida, a criançada teve a oportunidade de conhecer as regras de segurança no trânsito através da Minicidade.
- Informações e fotos: Secom/Prefeitura
A campanha Maio Amarelo, da Prefeitura de Boa Vita, acabiou neste domingo na Praça Fábio Paracat.
Para encerrar de forma grandiosa um mês intenso de sensibilização pela segurança no trânsito, a Prefeitura de Boa Vista promoveu nesse domingo, 28, uma ação especial da campanha Maio Amarelo. A iniciativa levou a Minicidade de Trânsito para a Praça Fábio Marques Paracat, a partir das 17h. Durante o evento, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer regras de segurança no trânsito de forma lúdica e divertida.
Para isso, a prefeitura montou a Minicidade de Trânsito, que tem área de 144 metros quadrados. A estrutura conta com ruas, avenidas, ciclovias, placas, faixas de sinalização e veículos adaptados para crianças de até dez anos. Trata-se de uma ferramenta fundamental para atividades relacionadas à educação para o trânsito, como a brincadeira da amarelinha do trânsito, jogo da memória e jogo da velha.
Além dos agentes de trânsito, a ação contou com um grupo de animação para orientar e ensinar as crianças sobre os cuidados a serem adotados no cotidiano e contribuir para uma maior conscientização em prol da vida. O secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, destacou que todas as ações desenvolvidas durante toda a campanha ocorreram com responsabilidade, visando principalmente as novas gerações.
“Nós desenvolvemos várias ações relacionadas à educação para o trânsito a segurança no trânsito da nossa cidade com palestras nas escolas, blitzen educativas e até repressivas, que também são necessárias. E encerramos com ‘chave de ouro’, fazendo a exposição da nossa Minicidade na praça Fábio Paracat. Lembrando que a educação para o trânsito é uma política que reflete o compromisso da gestão municipal, com a segurança de todos”, disse o secretário.
A técnica em segurança Rosileia de Souza levou a sua filha Jéssica da Silva, de seis anos, para participar das brincadeiras. “Eu trouxe minha filha aqui para vivenciar as questões de segurança, pois a campanha Maio Amarelo é um incentivo para as crianças desde pequena, para que tenham ciência da conscientização do trânsito. Além de saber sobre a sinalização e ter outra visão né, para quando elas crescerem já tem mais atenção, até mesmo orientar os pais se fizer alguma coisa errada chama a atenção dos pais”, disse.
Para Ney Brito, chefe da Divisão Para o Trânsito (DPET), a campanha Maio Amarelo é um evento especial em diversos lugares. “Esse movimento é muito intenso. São 30 países que participam e que estão buscando a harmonia para um trânsito mais seguro com redução de mortes e lesões graves para as pessoas. E aqui em Boa Vista não poderia ficar para trás. O mês está acabando, mas as ações não vão parar”, garantiu.
Sobre o MAIO AMARELO – Com o tema "No Trânsito, Escolha A Vida", a campanha completou dez anos a nível nacional em 2023 e oito anos em Boa Vista. Seu objetivo foi mobilizar toda a sociedade para uma intensa conscientização em prol da segurança no trânsito, promovendo a observância das leis e sinalizações de trânsito como forma de reduzir os acidentes nas vias.
Além disso, a campanha busca efetivamente discutir o tema, incentivando o máximo de engajamento em ações e propagando o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diversas esferas e setores da sociedade. Ao longo do mês, ocorreram blitzes educativas, palestras e ações de credenciamento para vagas especiais em estacionamentos.