Comissão da Câmara dos Deputados recebe requerimento de ‘prisão imediata’ de Nicolás Maduro.

Documento argumenta que Nicolás Maduro é acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA por crimes relacionados ao narcotráfico.

29/05/2023 20h47 - Atualizado em 29/05/2023 às 20h47
Comissão da Câmara dos Deputados recebe requerimento de ‘prisão imediata’ de Nicolás Maduro.
Maduro está no Brasil para reunião de paises da América do Sul, em Brsília, nesta terça-feira (30).
 
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados recebeu nesta segunda-feira 29, requerimento para que peça às autoridades brasileiras e internacionais a “imediata prisão” do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em visita ao Brasil.

O pedido foi protocolado pelo deputado federal 
Coronel Assis (União Brasil-MT). Se referindo a Maduro como “persona non grata” e “genocida, ele também pede no documento que o colegiado oficie a representação à Interpol no Brasil, argumentando que a prisão estaria de acordo aos critérios do Tratado de Roma. O pedido foi incluído na pauta da sessão da terça-feira, 30.

Em 2020, o presidente venezuelano e outras autoridades de governo da Venezuela, foram acusados formalmente pelo 
Departamento de Justiça dos Estados Unidos por narco-terrorismo. A justiça norte americana entendeu que eles tem envolvimento com o grupo guerrilheiro colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no envio de cocaína aos EUA. O requerimento cita ainda outras acusações contra Maduro.

“Em razão da presença de Nicolás Maduro, ditador e genocida da Venezuela, em solo brasileiro, e do fato de ser procurado pelo departamento de combate às drogas do governo dos Estados Unidos, sob a  acusação de narcoterrorismo e lavagem de dinheiro e do relatório da missão internacional independente das Nações Unidas (ONU), que acusou o Governo de Maduro de crimes contra a humanidade”, diz a justificativa do documento.

Maduro chegou ao Brasil na noite deste domingo 28, para visita oficial com o presidente 
Luiz Inácio Lula da Silva e para a Reunião de Líderes da América do Sul, programado para esta terça-feira.

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp