Este mês é dedicado à campanha “Setembro Amarelo”, voltada à prevenção do suicídio. Por essa razão, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional, decidiu promover a discussão sobre o tema em escolas públicas estaduais criando o talk show “Tamo Junto: tudo o que você sente importa” para ouvir os estudantes. A ideia é entrevistar quem estiver na plateia, entender o que tem causado ansiedade na população jovem e terminar o momento com orientação das psicólogas da Casa.
A proposta de criar um talk show foi justamente para aproximar a juventude de um tema sério por meio de um método que utilizasse a mesma linguagem e dinâmicas que envolvessem os alunos. O resultado foi positivo e trouxe à tona, entre outros pontos, a ansiedade causada pela preocupação em atender às expectativas dos pais (em relação a estudos e profissão para o futuro), traços da própria personalidade, as atividades escolares e a dificuldade em manter a atenção. Nesse último tópico, por exemplo, as psicólogas abordaram o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
“Todos os anos a Assembleia Legislativa intensifica, no mês de setembro, o debate sobre saúde emocional, porque trabalhamos esse tema durante todo o ano. Implantamos serviço psicológico na Escolegis [Escola do Legislativo], publicamos nas nossas redes sociais orientação sobre a saúde emocional, temos programas na Casa que também falam sobre isso. E agora a Superintendência de Saúde decidiu levar o assunto para as escolas de maneira leve e eficaz. Os jovens precisam ser ouvidos e têm que entender que o que eles sentem importa para quem está perto deles e mais ainda para o poder público”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Dados que preocupam
A campanha da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional focou em quatro escolas, sendo duas na capital, Boa Vista, uma no Cantá e outra em Iracema. A escolha partiu de conversas entre a equipe, que ouviu relatos de casos de fragilidade emocional nessas unidades de ensino.
O talk show “Tamo Junto: tudo o que você sente importa” tem duração de uma hora e meia e conta com dinâmicas como o Kit de Sobrevivência Emocional, no qual os alunos precisam pensar em pontos cruciais para manter a saúde mental equilibrada; e o Radar da Atenção, em que cada aluno escreve um ponto de alerta, sobre aquilo que não está indo bem.
O que também fez a superintendência desenvolver a campanha foram os dados preocupantes em relação à população infantojuvenil no Brasil: mil crianças e jovens, de 10 a 19 anos, cometeram suicídio a cada ano, entre 2012 e 2021, segundo a série histórica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Já o Atlas da Violência mais recente, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que Roraima é o quinto estado com a maior taxa de suicídio entre jovens (31,9 para cada 100 mil habitantes).
Centenas de jovens participaram da iniciativa, entre eles a estudante do ensino médio Rhamona de Las Viegas, de 17 anos. Ela participou de uma dinâmica que abordava os motivos que causavam qualquer sentimento de ansiedade, tristeza ou angústia. Como resultado, as psicólogas utilizaram o que foi compartilhado para aconselhar os demais alunos. Rhamona destacou que as pessoas devem deixar os tabus sobre saúde mental de lado e buscar melhor qualidade de vida.
“Às vezes, desabafar com amigos e família e, depois, procurar ajuda profissional pode auxiliar na resolução dos conflitos internos. Todos nós estamos sujeitos a passar por problemas emocionais, por isso é tão importante tratar disso. Eu acredito que todos nós deveríamos buscar ajuda, fazer nossas autocríticas constantemente para saber o que nós estamos fazendo, se nossas ações não estão afetando alguém também. É cuidar de si e ainda do outro. A Assembleia Legislativa vem como um reforço para que a gente lembre que, sim, nossos pensamentos importam e nós somos importantes”, destacou.
Presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Claudio Cirurgião (União) avaliou a iniciativa como primordial. Ele, que recentemente aprovou uma lei voltada para a discussão de saúde mental com foco na Síndrome de Burnout (causada por elevado estresse no trabalho), considera essencial falar sobre saúde emocional com os jovens, que muitas vezes não têm espaço para uma escuta ativa.
“A Comissão de Saúde também discute matérias importantíssimas sobre saúde emocional, porque não é apenas a física que importa. Muitas pessoas estão afastadas do trabalho por conta da Síndrome de Burnout, outras sofrendo graves quadros de depressão, e a Assembleia Legislativa está agindo, fazendo seu papel de promover políticas públicas. Quando comentaram comigo a ideia de levar para as escolas o debate sobre saúde emocional, considerei extremamente necessário, principalmente em uma época de tanta tecnologia, redes sociais, onde nossos jovens estão vulneráveis emocionalmente, seja por causa do cyberbullying ou outras fragilidades”, comentou o deputado.
Onde procurar ajuda
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 pelo Centro de Valorização da (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com objetivo de prevenir o suicídio. O centro é um canal formado exclusivamente por voluntários e oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de maneira gratuita. O serviço funciona por meio de ligação para o 188, mas também por chat ou e-mail, 24 horas por dia.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube. Lá, ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.