Autoridades militares dos Estados Unidos estão elaborando opções para atacar traficantes dentro da Venezuela, informou a NBC News nesta sexta-feira (26), citando quatro fontes não identificadas.
A emissora também pontuou que os ataques dentro do país sul-americano podem começar em questão de semanas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não aprovou nenhuma ação, e os Estados Unidos e a Venezuela estão negociando por meio de intermediários do Oriente Médio, acrescentou a NBC News.
Nas últimas semanas, os EUA atacaram três embarcações no Caribe vindas da Venezuela, alegando que os barcos estavam supostamente carregados com drogas. Segundo o líder republicano, os ataques — feitos em águas internacionais — visam combater o tráfico de drogas para os Estados Unidos.
A Casa Branca mobilizou ao menos sete navios de guerra e um submarino de propulsão nuclear, com mais de 4.500 marinheiros e fuzileiros navais, para perto da costa venezuelana.
Em contrapartida, o líder venezuelano, Nicolás Maduro, diz que a real intenção do republicano é a mudança do regime do país, enfatizando a união nacional em defesa do território.