CAER reforça abastecimento de água com perfuração de poços em bairros estratégicos de Boa Vista

“A perfuração de poços artesianos faz parte das ações de enfrentamento aos efeitos da forte estiagem que atinge o estado”

29/09/2025 21h52 - Atualizado há 5 horas
CAER reforça abastecimento de água com perfuração de poços em bairros estratégicos de Boa Vista
Foto: Divulgação/CAER

Com o objetivo de minimizar os impactos da estiagem e garantir a regularidade no abastecimento de água, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) está executando uma série de ações estratégicas, incluindo a perfuração de novos poços artesianos em diferentes bairros de Boa Vista.

Nos bairros Jardim Floresta e 13 de Setembro, dois novos poços foram perfurados e aguardam apenas a ligação elétrica por parte da Roraima Energia para entrarem em funcionamento. No Jardim Floresta, o poço perfurado possui uma vazão de 70 m³ por hora, o que vai melhorar significativamente o fornecimento de água na área.

Já no bairro 13 de Setembro, a perfuração foi motivada pelo aumento populacional decorrente do fluxo migratório. O poço nesta região apresenta uma vazão de 40 m³ por hora, o que permitirá maior estabilidade no abastecimento assim que sistema elétrico for ligado.

Segundo o presidente da Caer, James Serrador, todas essas ações fazem parte das ações para enfrentar os efeitos da forte estiagem que atinge o estado, afetando diretamente os lençóis freáticos e, consequentemente, a produtividade dos poços artesianos.

“Além disso, o nível do Rio Branco continua preocupando, nesta segunda-feira, 29.09, a régua do rio marcou 1,84 metros, valor ainda abaixo do ideal. No mesmo período do ano passado (2024), o nível era de 1,53  metros, uma diferença pequena, mas que demonstra a intensidade da estiagem com efeitos prolongados”, afirmou James.

Outro reforço importante ocorreu no bairro Caimbé, onde um novo poço artesiano foi concluído e já está em funcionamento, com vazão de 50 m³ por hora. De maneira que o bairro Caimbé e regiões adjacentes passam a contar com dois poços artesianos ativos, garantindo maior segurança hídrica à população local.

A Caer também iniciou no dia 25 de setembro, a perfuração de um novo poço no bairro Raiar do Sol, nas dependências da Escola Militarizada Ritler de Lucena, com previsão de conclusão até o dia 3 de outubro para atender áreas de baixa pressão e beneficiar diretamente moradores do Raiar do Sol e do bairro Bela Vista. Este será o sexto poço a ser perfurado para atender a região.

Para os bairros Jardim Tropical e Olímpico foi autorizada a perfuração de mais um poço para atender a população. “Esse é nosso compromisso com a população roraimense, atuar de forma contínua para garantir o fornecimento de água, mesmo diante dos desafios impostos pelo clima e pelas condições naturais”, pontuou James Serrador.

Caixas d’água

Serrador reforça que a Caer tem empenhado todos os esforços para garantir o abastecimento de água na capital, mesmo diante dos desafios provocados pela estiagem. No entanto, é fundamental a colaboração da população. Todas as residências devem contar com caixas d’água instaladas, conforme as normas técnicas, para assegurar o armazenamento adequado e o pleno funcionamento do sistema de distribuição da capital.

“As normas técnicas que recomendam a instalação de caixas d’água nas residências são principalmente definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo que a Norma de nº 5626/2020, trata da instalação predial de água fria e orienta sobre a obrigatoriedade de reservatório domiciliar (caixa d’água), bem com sua capacidade e atendimento ao consumo. Com responsabilidade compartilhada, conseguiremos manter o abastecimento de forma mais eficiente para todos”, finalizou o presidente.

FONTE: Ascom/CAER
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.