Comissão aprova projeto de Helena Lima para financiar transição agroecológica na agricultura familiar

A proposta altera a Lei da Agricultura Familiar para incluir mecanismos de apoio financeiro a produtores que adotem práticas sustentáveis

15/10/2025 18h56 - Atualizado há 3 horas
Comissão aprova projeto de Helena Lima para financiar transição agroecológica na agricultura familiar
Fotos: Divulgação Assessoria

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (15), projeto de lei, de autoria da deputada federal Helena Lima (MDB) para incluir mecanismos de financiamento ao processo de transição agroecológica, que é a mudança dos sistemas de produção convencionais para modelos de produção sustentáveis.

Conforme a autora do projeto, a proposta visa garantir  aos agricultores familiares o acesso a recursos financeiros destinados à adoção de métodos produtivos mais sustentáveis, como a redução do uso de insumos químicos, a diversificação de culturas e a recuperação dos ecossistemas agrícolas.

Quando aprovada, a nova legislação vai alterar a Lei nº 11.326/2006, a Lei da Agricultura Familiar, e o financiamento deverá ser considerado no planejamento e na execução da Política Nacional da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Familiares Rurais.

Para a deputada Helena, a medida é fundamental para garantir que os pequenos produtores possam acompanhar o avanço das práticas sustentáveis no campo. “Estamos garantindo que o agricultor familiar tenha as condições necessárias para produzir com respeito ao meio ambiente e com dignidade no campo”, ressalta.

Na Comissão, o relator do projeto, deputado Alexandre Guimarães (MDB/TO), apresentou parecer favorável, com uma emenda de redação para aprimorar o texto. Ele ressaltou que a proposta complementa a política pública existente, reforçando a importância da sustentabilidade e da inovação na produção agrícola familiar.

Após a aprovação na Comissão de Agricultura, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, será encaminhado ao Senado Federal.

 


FONTE: Assessoria Parlamentar
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.