11/06/2023 às 11h05min - Atualizada em 11/06/2023 às 11h05min

Na pobre Venezuela crianças usam lixo hospitalar como brinquedo.

Resíduos hospitalares que se espalham pela praia poluída de Paparo, a 130 quilômetros de Caracas, capital da Venezuela, viraram brinquedos de crianças, segundo reportagem da agência de notícias France-Presse.




Seringas, agulhas, cateteres e tubos para colher amostras de sangue são alguns dos materiais com risco de contaminação que se acumulam pela areia da praia. 
 
O lixo percorre o Rio Tuy, que recebe as águas poluídas do Guaire, um corpo hídrico que atravessa a capital do país, até desembocar no mar em Paparo, povoado de 3 mil habitantes.
 
Os resíduos hospitalares não são novidade na praia, onde agulhas sobressaem na areia. O material chega ao mar em garrafas cheias desses insumos hospitalares descartados.

As agulhas “são consideradas a categoria mais perigosa de resíduo hospitalar, devido ao risco de ferimentos com potencial elevado de infecção”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O sistema público de saúde da Venezuela entrou em colapso décadas atrás. Muitos incineradores não funcionam, e a falta de políticas para a classificação e o manuseio de resíduos agrava essa situação.

O Guaire é a principal via de escoamento das águas residuais de Caracas e está poluído há mais de um século. O ditador Hugo Chávez, morto em 2013, prometeu despoluí-lo, em 2005, o que nunca isso aconteceu.

A Venezuela é o segundo país mais pobre do mundo, de acordo com um estudo divulgado há duas semanas pelo professor Steve Hanke, da universidade norte-americana Johns Hopkins. A ditadura de Nicolás Maduro fica atrás apenas do Zimbábue, país africano que, ao lado de outros países daquele continente, lidera rankings de pobreza há anos.

​Outros três países do continente americano estão na desonrosa lista: Argentina, no 6º lugar; Cuba, em 9º; e o Haiti, em 12º. O professor publicou no Twitter a lista dos 15 países mais pobres em 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp