20/06/2023 às 12h58min - Atualizada em 20/06/2023 às 12h58min

Polícia Federal não identifica ação de facções criminosas em terra yanomami em Roraima.

Os policiais chegaram a identificar a presença de alguns membros de facções, mas com atuações isoladas.



 
Investigações da PF (Polícia Federal) sobre os delitos cometidos na terra indígena yanomami em Roraima não apontam para a atividade de grandes facções criminosas.
Os policiais chegaram a identificar a presença de alguns membros de facções, mas com atuações isoladas. Segundo os investigadores, a invasão de terras e o garimpo ilegal na região não fazem parte da estrutura orgânica dessas organizações criminosas.
Inicialmente, autoridades do governo federal viam indícios da participação dos grupos na terra indígena. A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, chegou a declarar que via apoio do tráfico na manutenção dos pontos de garimpo ilegal remanescentes.
"A insistência em permanecer, mesmo com todos os esforços de convencimento para a saída pacífica, é uma demonstração de que existem forças muito poderosas economicamente por trás dessa ação criminosa. Porque o garimpeiro pobre não consegue fretar uma aeronave, não tem um barco com motor potente, abastecimento de comida", disse Marina durante viagem a Roraima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp