Roraima realiza 14,5 mil cirurgias eletivas no primeiro semestre e cresce 14% em relação a 2025

Estado registrou 1,8 mil procedimentos a mais que no mesmo período de 2025; no país, SUS alcançou 7,5 milhões de cirurgias eletivas no primeiro semestre

Por Comunicação Social|Ministério da Saúde
4 Min

Foto: Divulgação|SecomRR

Roraima realizou 14.510 cirurgias eletivas entre janeiro e junho de 2026, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram realizados 12.699 procedimentos.

O resultado representa 1.811 cirurgias a mais no estado e ajudou a impulsionar o crescimento nacional. No mesmo período, o SUS realizou 7.552.260 cirurgias eletivas em todo Brasil, crescimento de 8%, com 608 mil procedimentos a mais em relação ao primeiro semestre de 2025.

O resultado nacional mantém a trajetória de crescimento registrada nos últimos anos e ocorre após o país alcançar, em 2025, o recorde de 14,9 milhões de cirurgias eletivas.

O crescimento das cirurgias eletivas em Roraima ficou acima da média nacional no primeiro semestre de 2026, com alta de 14%, frente ao avanço de 8% registrado no país. Ao todo, o crescimento das cirurgias eletivas foi registrado em 20 estados.

“Esse resultado é fruto de um esforço contínuo para ampliar a capacidade do SUS e fazer com que quem está esperando por uma cirurgia seja atendido cada vez mais rápido em todas as regiões do país. Os números mostram que esse trabalho está dando resultado: mais de meio milhão de cirurgias a mais só no primeiro semestre deste ano e estamos avançando para superar um novo recorde em 2026", afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Com o Agora Tem Especialistas, estamos mobilizando toda a capacidade disponível no país, ampliando os atendimentos nos hospitais públicos e filantrópicos e trazendo também a rede privada para atender gratuitamente os pacientes do SUS”, complementa Padilha.  

No rol do programa Agora Tem Especialistas, foram realizados 3.519 procedimentos em Roraima entre janeiro e junho de 2026, contra 3.839 no mesmo período de 2025. Em todo o Brasil, foram realizados 2.923.242 procedimentos do rol entre janeiro e junho de 2026, contra 2.658.742 no mesmo período de 2025. O resultado nacional representa 264 mil cirurgias a mais e aumento de 9%, com crescimento registrado em 22 estados.

O rol reúne os procedimentos cirúrgicos e especializados prioritários elegíveis ao cofinanciamento federal, garantindo recursos complementares para acelerar o atendimento e reduzir o tempo de espera de pacientes do SUS nos estados e municípios.

A evolução registrada no primeiro semestre também sustenta a perspectiva de um novo recorde anual. A projeção do Ministério da Saúde é de que o SUS ultrapasse o número de 15 milhões de cirurgias eletivas em 2026, acima dos 14,9 milhões registrados em 2025. Para as cirurgias do rol do Agora Tem Especialistas, a projeção aponta para 6,1 milhões de procedimentos em 2026, ante 5,7 milhões realizados em 2025.

Ofertas de Cuidados Integrados registra alta no SUS

A oferta de cuidados especializados também avançou em 2026. Até agosto, foram realizadas 1.318.617 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) em todo o Brasil, 54% a mais do que em todo o ano de 2025, quando foram realizadas 857.740 OCIs. O modelo de atendimento reúne, de acordo com a necessidade do paciente, consulta com especialista, exames e outras ações de cuidado, incluindo diagnóstico, em um mesmo fluxo assistencial que evita a peregrinação dos pacientes por diferentes unidades em datas diversas e reduz o tempo de espera por tratamento.

De janeiro a agosto de 2026, o número de OCIs executadas por componentes do Agora Tem Especialistas registrou um salto de mais de 1.100% em relação ao ano passado, incluindo as carretas de saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia, o atendimento de pacientes do SUS por hospitais privados e filantrópicos em troca de créditos financeiros, além dos atendimentos itinerantes, sobretudo em regiões indígenas.

A projeção do Ministério da Saúde é de alcançar o número de aproximadamente 3,1 milhões de OCI realizadas desde o início do modelo de atendimento, em janeiro de 2025.

FONTE: Redação