27/06/2023 às 13h07min - Atualizada em 27/06/2023 às 13h07min

Fortes chuvas nesta madrugada causaram danos em em vários bairros de Boa Vista.

O Inmet emitiu alerta amarelo, o que significa perigo potencial, com aviso de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

- Imagens: Roraima em Tempo


 

A Defesa Civil Municipal informou que foram registradas chuvas intensas na madrugada e manhã desta terça-feira, 27. Só no pluviômetro do bairro Pricumã, região próxima ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), o registro foi 107 mm, volume acima do esperado para o período, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para se ter uma ideia, a previsão do instituto era de até 50 mm de chuvas para o dia todo. Nos demais pluviômetros monitorados pela Defesa Civil Municipal, os registros foram: Calungá: 89mm; Paraviana: 33mm e Caranã: 58mm. Na ocasião, o Inmet emitiu alerta amarelo, o que significa perigo potencial de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

O grande volume de águas e os ventos fortes deslocaram parte das telhas onde fica a UTI do Hospital da Criança Santo Antônio, causando infiltrações. As nove crianças que estavam no local foram imediatamente retiradas e transferidas para outra ala, onde estão recebendo toda a assistência.

O prefeito Arthur Henrique esteve na unidade acompanhando as providências. “Desde o início desta manhã, as empresas já estão fazendo as adequações. E até sexta-feira, 30, os trabalhos estarão concluídos e os leitos da UTI já estarão operacionais”.

Arthur também ressaltou o empenho e agilidade dos profissionais da UTI e do Trauma pelo pronto atendimento dos pacientes. “Eu quero parabenizar os profissionais plantonistas da UTI e do Trauma, que atuaram com muita agilidade transferindo as crianças para um lugar seguro, mantendo o suporte médico adequado”, disse o prefeito.

Emergência – O prefeito Arthur destacou ainda o contexto emergencial pelo qual passa o Hospital da Criança. Até 2020, a média de ocupação de leitos de UTI variava de 7 a 8 crianças. Hoje, são 19 crianças. Arthur ressaltou o empenho e agilidade dos profissionais da UTI, assim como do Trauma na remoção dos pacientes.

A nossa população não dobrou, mas os atendimentos graves da nossa unidade mais que duplicaram. E é por isso que estamos trabalhando diariamente para ampliar os serviços. Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde para obter recursos e aumentar o potencial de atendimento na unidade”, explicou o prefeito.

No último dia 22, a prefeitura entregou uma ala com novos leitos de UTI pediátrica no HCSA. Além disso, ao longo da gestão, a unidade recebeu diversas melhorias que otimizaram os serviços, como ampliação de 5 foi para 10 leitos de trauma, implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) anexa, investimentos nas salas de centro cirúrgico, trauma, entre outras.
 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por conta da intensa chuva, ventos fortes deslocaram parte das telhas onde fica a UTI do HCSA. As nove crianças que estavam no local foram imediatamente retiradas e transferidas para outra ala, onde estão recebendo toda a assistência.

Nas primeiras horas da manhã, uma equipe de engenharia já consertava o teto na unidade hospitalar. A previsão é que o serviço fique pronto ainda na sexta-feira (30).

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp