Venezuelanos na porta da PF em Boa Vista em busca de registro de refugiado: migração aumentou população da capital.
Na contramão da tendência dos municípios grandes, com mais de 200 mil habitantes, que passaram por uma queda do número populacional, Boa Vista surge como a única capital de estado e também única cidade com mais de 300 mil habitantes que teve crescimento populacional.
O número chegou a 413.486, em um crescimento de 3,17%, por influência, aponta o IBGE, dos imigrantes venezuelanos. Na década o aumento populacional da capital roraimense foi de 45,4%.
Boa Vista viu sua população residente somar 129,1 mil habitantes em dez anos, mas ainda não há distinção no Censo sobre a origem desse aumento, como a migração de venezuelanos ou o garimpo.
Cerca de 53,5 mil imigrantes vivem em Boa Vista, que acaba sofrendo com os impactos do aumento populacional em serviços essenciais como saúde e educação. O aumento da população tem relação direta com a chegada em massa de imigrantes venezuelanos que fogem da crise em seu país.
Conforme o levantamento, Boa Vista continua sendo o município mais populoso do estado, com 419,6 mil habitantes - equivalente a 66,4% do total da população do estado. Seguido por Rorainópolis, com 30,7 mil; Caracaraí, com 22,2 mil; e Cantá 18,7 mil habitantes.
Já os municípios menos populosos são: São Luiz, com 8,1 mil habitantes; São João da Baliza, com 8,3 mil; Caroebe, com 10,3 mil; e Uiramutã, com 10,7 mil habitantes.