05/07/2023 às 14h13min - Atualizada em 05/07/2023 às 14h13min

Teresa Surita é uma das personalidades ganhadoras da Medalha Amigo da Primeira Infância 2023, da Câmara dos Deputados.

A Medalha Amigo da Primeira Infância é uma honraria concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições que se destacarem pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País.

Quando prefeita de Boa Vista, Teresa Surita sempre colocou o cuidado com as crianças como prioridade.



A Câmara dos Deputados divulgou nesta terça-feira (4) a lista dos vencedores da Medalha Amigo da Primeira Infância 2023.

A condecoração é concedida a cinco pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da criança nos seus primeiros cinco primeiros anos de vida, cruciais para o desenvolvimento cognitivo e social.

E entre os vencedores deste ano está a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, por sua dedicação aos programas que implantou no Municípios, todos voltados para os cuidados com as crianças, desde o nascimento.

Neste ano (2023), serão agraciados:
  • Associação Beneficente Nossa Casa - Criciúma (SC);
  • Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza - Rio de Janeiro (RJ);
  • Maria Teresa Saenz Surita Guimarães - Boa Vista (RR);
  • Onélia Maria Moreira Leite de Santana - Fortaleza (CE);
  • Paulo Roberto Leite de Arruda - Vitória de Santo Antão (PE).
TERESA E A PRIMEIRA INFÂNCIA



As ações voltadas para os cuidados às crianças de Boa Vista em suas últimas gestões à frente da Prefeitura da capital roraimense, motivou a ex-prefeita Teresa Surita a publicar o livro “A Primeira Infância é para Sempre”.

No livro Teresa usa a sua experiência de cinco mandatos à frente da Prefeitura de Boa Vista para mostrar a gestores públicos como é possível implantar uma política pública capaz de ajudar as crianças a se desenvolverem melhor, na família, na escola e na vida.

A política integrada e intersetorializada para crianças de 0 a 6 anos, implantada em suas duas gestões, transformou Boa Vista na Capital da Primeira Infância. Uma referência nacional e internacional sobre o tema.

“Muita gente, do Brasil e de outros países, vem nos visitar para conhecer nossa política integrada para a primeira infância. Muitos perguntavam se havia algo escrito sobre nossas ações e serviços, mas tudo foi construído enquanto caminhávamos. Só agora, com o trabalho consolidado, pudemos ter tempo para registrar tudo e compartilhar”, afirmou.


O guia mostra, de forma didática, o passo-a-passo da construção da política pública. Assim, a leitura pode estimular mais gestores públicos e facilitar seus caminhos na criação de ações e serviços públicos em favor dos pequenos. 

“Sempre me pautei pela ciência, e a ciência implica transmitir o conhecimento que alcançamos. Não tínhamos um modelo nem exemplos a seguir, mas agora podemos oferecer essas sugestões aos gestores públicos que, como eu, priorizam o desenvolvimento integral das crianças”, explica Teresa.
Família que Acolhe

Em 2013, amparada pelo Marco Legal da Primeira Infância, Teresa Surita criou o programa Família Que Acolhe (FQA). Uma política pública específica para cuidar das crianças.Com sede num dos bairros mais populosos de Boa Vista, inicialmente o FQA executou um trabalho de mapeamento das famílias. Dessa forma, as equipes da prefeitura fizeram cadastros e inscrições para a participação das atividades, capacitações e encontros entre pais e profissionais de saúde, educação, social e áreas essenciais para o desenvolvimento saudável da criança.

Além disso, o programa oferece incentivos com a entrega de enxovais, berços, leite, bem como outras assistências às famílias com maior vulnerabilidade social. 
Dentre os serviços oferecidos estão a Universidade do Bebê (oficinas voltadas aos cuidados com a gestante e a criança), atendimentos médicos, acompanhamento da gravidez e entrega do Leite da Família.

As beneficiárias recebem um calendário com toda a programação das atividades para o ano. Em tempos de pandemia, os serviços continuaram de forma on-line, com interação entre os profissionais e as famílias.

Saúde, educação e no lazer

Praças, escolas, bem como postos de saúde passaram a receber investimentos com olhar voltado para as crianças. Por outro lado, a cidade passou a ser construída sob o olhar infantil, com investimentos em praças e equipamentos públicos específicos para a primeira infância.

Além disso, os abrigos de ônibus receberam temas infantis. Escolas, postos de saúde, dentre outros locais de uso comum passaram a ser espaços preparados para oferecer um momento de aprendizagem, diversão e interação entre pais e filhos.

As Selvinhas Amazônicas, compostas por animais típicos da fauna de Roraima em formato gigante, também são uma forma do contribuir com o desenvolvimento na primeira infância. Os animais têm escorregadores, túneis, paredes de escalada entre outros brinquedos, que fazem com que a criança brinque ao mesmo tempo em que toma decisões importantes, estimula a criatividade.

Em Boa Vista, a maior Selvinha Amazônica está no Parque do Rio Branco, com mais de 7 mil metros quadrados, e vários animais típicos, árvore, plantas e brinquedos com áreas secas e molhadas.
Prêmios nacionais e internacionais

Desde a criação das políticas públicas voltadas para o cuidado com a primeira infância, o programa Família Que Acolhe (FQA) e os investimentos em Boa Vista renderam prêmios nacionais e reconhecimento internacional.

Teresa Surita, então prefeita de Boa Vista, foi a vencedora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq. Boa Vista venceu na categoria Boas Práticas, com FQA. A iniciativa reconheceu os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Em 2019, o projeto conquistou o 2º lugar do Prêmio de Boas Práticas para a Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O “Família que Acolhe” integra ações nas áreas de saúde, assistência social e educação, por exemplo.

Outras premiações:
  • Prêmio Inovação em Gestão Pública
  • Prêmio de Qualidade na Educação Infantil
  • Prêmio Geração da Paz
  • Prêmio Gestão Pública e Cidadania
  • Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades
 
Cerimônia
A cerimônia de entrega da medalha será realizada no dia 23 de agosto, às 16 horas, no Salão Nobre, em alusão ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto.
Medalha Amigo da Primeira Infância é uma honraria concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições que se destacarem pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País.
A insígnia se soma aos esforços do Parlamento Brasileiro na implementação de um conjunto de iniciativas legislativas que visam a consolidação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à atenção integral da criança nos seus cinco primeiros anos de vida, cruciais para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp