09/07/2023 às 16h49min - Atualizada em 09/07/2023 às 16h49min

BOA VISTA 133 ANOS: Uma cidade com qualidade de vida se faz com investimento, trabalho e compromisso.

Gestão municipal investe em saúde, educação, infraestrutura e manutenção de espaços públicos da capital.

- Informações e fotos: Secom/Prefeitura


Boa Vista é linda de se ver e viver. Uma cidade com qualidade de vida para os moradores é construída com muito trabalho, investimento, compromisso e dedicação. Neste domingo, 9, a única capital brasileira localizada totalmente no hemisfério norte completa 133 anos e tem acumulado títulos e excelentes indicadores ao longo dos últimos anos.

Em 2022, o Ministério do Turismo escolheu a capital como um dos 25 destinos considerados tendências do ano. Boa Vista também já recebeu título de a 5º melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula e 6ª colocada no ranking de melhores cidades para empreender no país, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O compromisso da gestão é cuidar da população e garantir um ambiente feliz e saudável para o boa-vistense e esse cuidado começa ainda na infância. Não por acaso, o município é reconhecido internacionalmente como a Capital da Primeira Infância, por meio de programas como o Família Que Acolhe. Fundado em 2013, a iniciativa garante assistência à saúde, educação e social às crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.


BOA VISTA EM OBRAS – Ao término da primeira infância, o desenvolvimento das crianças segue sendo acompanhado em cada fase. Para atender as 49.998 mil crianças na rede municipal de educação, Boa Vista dispõe de 133 escolas, de um Centro Municipal Integrado de Educação Especial e Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, novas unidades educacionais seguem em construção na área urbana e rural.

Dessas obras em andamento, nove escolas serão ampliadas na área urbana de Boa Vista, são elas: Professora Áurea de Holanda Lima, Sen. Darcy Ribeiro, Proinfância Waldinete de Carvalho Chaves, James Macellaro Thomé, Vila Jardim, Palmira Castro Machado, Delacir de Melo Lima, Professora Maria Francisca da Silva Lemos e Antônio Airton Oliveira Dias.

No bairro Equatorial, duas novas unidades de creches já foram construídas e estão em fase de mobília e equipamentos, além da ampliação do núcleo de creches do bairro Nova Cidade, em fase de acabamento, ambas na zona oeste da cidade. As escolas das comunidades indígenas e área rural de Boa Vista também são contempladas com obras, como quadras poliesportivas, entre outros serviços em execução.

A saúde é outro setor que recebe constantes investimentos da gestão municipal. O prefeito Arthur Henrique já entregou à população a nova unidade básica de saúde Ione Santiago, no bairro São Pedro, e ainda, a revitalização do da UBS Drª Sandra Maria Lacerda e Drª Fanir de Oliveira. A UBS Pricumã, Jardim Floresta, 31 de Março passaram por reforma e Sílvio Botelho, reconstrução.

Mais unidades de saúde seguem em obras na cidade: a construção da UBS Airton Rocha, Said Salomão, Vila Jardim, Equatorial e PA Nova Amazônia; a reconstrução da UBS São Vicente e ampliação da UBS Buritis. Em relação à saúde mental, o prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) em construção.

Em abril, a gestão municipal entregou aos usuários da saúde de Boa Vista, a obra de adequação do Trauma do Hospital da Criança, setor responsável por receber pacientes em situações críticas de urgência e emergência, como casos de acidentes e queimaduras graves. Ao término da ampliação, o local teve a capacidade de leitos dobrados.

No mês passado, a Unidade de Terapia Intensiva do hospital também passou por obras de adequação e abriu espaço para atendimento de mais dez crianças no setor de alta complexidade. A unidade possui estrutura moderna, equipamentos de última geração e qualificação profissional.

Ao longo da gestão, a unidade recebeu diversas melhorias que otimizaram os serviços, entre elas: a ampliação de cinco para dez leitos de trauma; implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) anexa ao hospital; investimentos nas salas de centro cirúrgico, trauma, administrativo, de internação e laboratório e criação do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (NARFIS).

Recentemente, a capital recebeu 75 novos profissionais do Programa Mais Médicos para ampliar a cobertura de atendimentos à saúde no município. E, a partir de agosto, a previsão é que cheguem mais 59, totalizando 134 novos profissionais do programa do Governo Federal, graças às articulações do prefeito Arthur Henrique.


INFRAESTRUTURA – Os cuidados da Prefeitura de Boa Vista passam por todos os setores da vida do morador, inclusive chegam a casa de cada boa-vistense, com a infraestrutura das ruas, avenidas e praças da cidade. Atualmente, a visibilidade na cidade melhorou significativamente. Dos 58 mil pontos do Parque de Iluminação Pública, 47.770 possuem luminárias de LED, o equivalente a 82% da cidade.

A mudança na iluminação já contempla 41 bairros de Boa Vista e cinco áreas de expansão. A previsão é que até o final de 2023, todos os bairros da capital sejam alcançados. Comunidades indígenas também são atendidas - Darôra, Vista Nova, Vista Alegre já contam com iluminação mais moderna e eficiente. Os serviços foram iniciados na Comunidade Três Irmãos e logo devem ser finalizados.

Serviços de melhorias na infraestrutura, como aplicação de asfalto, seguem não apenas na área urbana, mas também na zona rural de Boa Vista. De 2021 a junho de 2023, a gestão contabilizou 46,29 km de pavimentação, em 166 trechos; 65, 85 km de recapeamento, em 158 trechos; 37, 25 km de drenagem, o equivalente a 125 trechos e 84, 01 km de urbanização, trabalho executado em 138 trechos.

Outro compromisso que a prefeitura tem cumprido com a população boa-vistense é a solução das principais áreas de alagamentos. Até o momento já foram resolvidos 21 pontos, com implantação de redes de drenagem e asfaltamento das vias em diversos bairros da capital. O trabalho melhora o escoamento da água no período chuvoso, além de trazer mais segurança aos moradores.


MANUTENÇÃO DE BOA VISTA – Manter as praças e espaços públicos bem conservados também faz parte do comprometimento da prefeitura com os moradores. Diariamente, um cronograma de serviços em várias linhas de frente é executado. Agentes de limpeza e equipes de jardinagem percorrem esses ambientes para varrer, podar árvores, aparar grama, cuidar das flores e coletar o lixo.

Outros serviços como reparos de brinquedos e equipamentos para a prática de exercícios físicos, quiosques, lixeiras, quadras e bancos de praças são realizados periodicamente, conforme demandas. Em muitas situações, as solicitações são encaminhadas pelos próprios moradores, em contato com a central de relacionamento entre município e munícipe, o 156.


CIDADE ARBORIZADA – Localizada na Amazônia, a prefeitura de Boa Vista tem buscado preservar características da cidade e árvores têm sido plantadas em espaços públicos. Além de preservar espécies frutíferas típicas da região, são utilizados outros gêneros nativos pela facilidade de adaptação na cidade. Ipês nos tons amarelo, roxo, rosa, Oiti, Pau Pretinho, Flamboyant podem ser apreciados em vários lugares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp