14/07/2023 às 15h53min - Atualizada em 14/07/2023 às 15h53min

Arthur Henrique é o único prefeito do país a discursar em cerimônia do Mais Médicos, em Brasília.

Escolha se deu pelo trabalho de expansão do atendimento de saúde em Boa Vista, reconhecido pelo governo federal.

- Fonte: Secom/Prefeitura
Arthur destacou a evolução da saúde em Boa Vista e falou em nome de todos os prefeitos do Brasil. Foto: Semuc/Prefeitura.

 

Arthur Henrique foi o único prefeito a discursar na cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do novo programa Mais Médicos, na manhã desta sexta-feira, 14, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. Boa Vista foi escolhida pela Presidência da República para representar todos os municípios brasileiros devido ao trabalho de expansão e melhoria na cobertura de saúde para a população.

 

Em virtude da retomada do programa Mais Médicos, a capital já recebeu 75 médicos na cidade e deve receber mais 59 até agosto, totalizando 134 clínicos gerais. Em sua fala, Arthur Henrique destacou o trabalho da gestão municipal para ampliar e melhorar a saúde de Boa Vista, mesmo em meio a grandes desafios.

 

“Há poucos dias fiz um comunicado, anunciando que a nossa cidade teria a melhor cobertura de Atenção Primária em Saúde de todas as capitais do Brasil. Essa transformação já está sendo possível graças ao apoio do governo federal. Num curto espaço de tempo, estamos virando a chave e já temos importantes avanços abrindo caminho para resultados ainda mais promissores”, disse.

 



O prefeito ressaltou ainda que a chegada dos novos médicos somada a outras medidas da gestão municipal possibilitou a ampliação do horário de atendimento em 27 unidades básicas de saúde do município que funcionavam em horário comercial e passaram a funcionar das 7h às 19h, sem intervalos. Outras sete unidades funcionam de 7h à meia-noite.

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, elogiou a atuação da gestão municipal no enfrentamento às crises migratória e Yanomami na saúde de Boa Vista. “Tive o privilégio de estar presente no momento muito difícil de crise na saúde do município. Na resposta, vimos que a crise não é só na saúde indígena e por isso avançamos muito nesse trabalho conjunto. Obrigada prefeito por esta grande parceria”, disse.

 

A cobertura de saúde da população de Boa Vista saltou de 42% para 82%, a previsão é alcançar 100% quando todos os 134 profissionais do programa Mais Médicos estiverem atuando. Com isso, Boa Vista sai de 60 para 161 equipes de Estratégia em Saúde da Família.

 

“Cuidar das pessoas com responsabilidade, planejamento e transparência. Fazer com que a mudança, de fato, chegue a quem mais precisa. Todo esse movimento está acontecendo porque nós, Prefeitura de Boa Vista, tivemos o compromisso de colocar a vida em primeiro lugar”, finalizou.

 

Outras ações da prefeitura para ampliar os atendimentos de saúde em Boa Vista
 


A prefeitura abriu processo seletivo para a contratação imediata de 170 profissionais para atender às unidades básicas e ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). As vagas estão divididas em 19 especialidades.
 

A gestão municipal também está construindo seis unidades básicas de saúde, incluindo a zona rural de Boa Vista. As obras fazem parte do plano para ampliar a oferta de atendimentos na capital, que ainda abrange ampliação do número de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no HCSA.

 

Como resposta imediata, estão sendo providenciadas a locação de equipamentos para UTI, locação de leitos de retaguarda, contratação de profissionais através do seletivo e aquisição de medicamentos e materiais médico-hospitalares.

 

Desafios da saúde em Boa Vista


A capital roraimense vem enfrentando grandes desafios nos últimos anos, que impactam diretamente a prestação do serviço de saúde, a exemplo da crise migratória venezuelana, crise humanitária Yanomami e, mais recente, o aumento de casos da síndrome respiratória aguda grave (SARS).

 

O atendimento na Atenção Primária de Boa Vista quase triplicou em quatro anos. Em 2019 foram registrados 252.871 atendimentos nas unidades básicas de saúde, em 2022, foram 650.556, um aumento de 157%. Em meio a este cenário, Boa Vista ainda havia perdido 24 médicos em 2023, devido ao encerramento do contrato com o governo federal.
 
Em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista assume sozinha a responsabilidade de atendimento especializado infantil, administrando com recursos próprios o único hospital infantil num raio de 800km, que atende pacientes de todos os municípios do estado, países vizinhos (Venezuela e Guiana) e indígenas.
 

 

No entanto, a gestão municipal não mede esforços para ampliar e melhorar a oferta de serviços à população, mesmo com todos esses desafios. É com esse empenho e investimentos que Boa Vista vive uma verdadeira transformação na saúde, rumo a se tornar a cidade com a melhor cobertura do país.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp