O setor da indústria, comércio e serviços são contemplados com incentivos fiscais, como redução ou isenção total de impostos, devido à Área de Livre Comércio (ALC) e Zona Franca de Manaus (Suframa). Como grande parte dos empresários ainda desconhecem os benefícios, Boa Vista sedia a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento para esclarecer o modelo econômico implantado na capital.
Dentre os impostos elencados, nos quais os empresários estão isentos, destacam-se: de Importação, sobre Produto Industrializado, Circulação de Mercadorias e Serviços, Programa de Integração Social, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e Imposto de Exportação. De acordo com o superintendente adjunto de desenvolvimento e inovação tecnológica, Waldenir Vieira, a Suframa busca o desenvolvimento da região amazônica.
“A Suframa aprova projetos industriais que as empresas colocam em análise para implantação. Com a aprovação desses projetos, as empresas adquirem certos incentivos, como Imposto sobre Produtos Industrializados e Exportação. São medidas que melhoram a competitividade dessas empresas participantes e ajudam a fomentar renda, geração de empregos e desenvolvimento da empresa”.
Além de incentivos fiscais, o segundo dia da Jornada de Integração Regional abriu espaço para Networking, apresentação de casos de sucessos em Boa Vista e parcerias com o Banco da Amazônia (BASA). Para o secretário Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Antonio Celso, o evento é um momento para resolver uma série de questões enfrentadas pelos setores produtivos de Boa Vista.
“Não estamos no Amazonas, mas fazemos parte da Zona Franca de Manaus e devido Boa Vista ser Área de Livre Comércio, existe uma série de incentivos para importação e exportação que a maioria dos empresários desconhecem ou acreditam ser difícil fazer o cadastro. Hoje, nós falamos de todas as possibilidades de investimentos, além de incentivos para quem trabalha com produtos minerais, como água”, disse.
Ações da Suframa e Área de Livre Comércio viabilizam uma base econômica na região amazônica, além de promover a melhor integração produtiva e social do Norte ao restante do país. O empresário Vaneri Verri salientou a importância da Jornada de Integração Regional para informar e apontar dificuldades enfrentadas pelo setor de serviço, comércio e indústria.
“O evento tem o objetivo de conscientizar e informar o empresário que existem muitas oportunidades, maneiras de adquirir incentivos e opções de solução para cada negócio. Então, se o empresário olhar, prestar atenção nos detalhes que temos da nossa região, a gente consegue superar as adversidades. São iniciativas como essas, com a participação de entidades de peso, como Suframa e BASA, que facilitam o acesso a recursos para investimentos”, explicou.