26/07/2023 às 09h04min - Atualizada em 26/07/2023 às 09h04min

CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico

A coluna de hoje – 26 de Julho | Poder, Política e Bastidores.




Mortes de bebês na Maternidade de Lona. E Denarium na festa.
A “Maternidade de Lona” do governador Antonio Denarium, aquela estrutura vergonhosa que serve de berço para as mulheres grávidas ganharem seus bebês, gerou novas notícias ruins, como sempre.

Enquanto Denartium gasta milhões de reais em uma festa desnecessária, uma denúncia foi protocolada no Ministério Público de Roraima (MPRR) sobre a morte de três recém-nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth por falta de diálise ou uso incorreto de equipamento. O documento também foi encaminhado para o Conselho Regional de Medicina (CRM) e à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE).

Conforme relatado pelo denunciante, o primeiro recém-nascido foi internado com pneumonia grave. A pediatra de plantão solicitou avaliação da nefrologia, que indicou diálise com urgência às 19h15 do dia 17 de julho. Contudo, às 13h do dia seguinte, o procedimento ainda não havia sido iniciado, o que piorou o prognóstico do paciente. O bebê morreu em seguida.

O segundo recém-nascido foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, evoluindo com insuficiência renal aguda. O pediatra plantonista solicitou avaliação da nefrologia, que indicou diálise com início imediato às 12h35 do dia 19 de julho. No entanto, o procedimento só iniciou às 01h30 do dia seguinte.

O denunciante, que pede sigilo total por receio de possíveis retaliações da gestão estadual, disse ter encaminhado o relatório, que inclui prontuários e pareceres do estado de saúde de pacientes, a três órgãos de fiscalização, para cobrar a apuração dos casos. O Ministério Público de Roraima (MPRR) confirmou ter recebido a denúncia e prometeu investigar os fatos relatados para, então, adotar as medidas necessárias.

O Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) diz que apura rigorosamente todas as denúncias que chegam à instituição, confirmou que soube da nova reclamação e prometeu adotar todas as medidas cabíveis.

Turismo na fronteira
O governador do Amazonas, Miguel Rodríguez, informou que recebeu um grupo de empresários brasileiros e representantes de operadoras indígenas, que trabalham para reativar o turismo na tríplice fronteira.
 
Recebemos um grupo de empresários brasileiros e representantes de operadoras indígenas que vem trabalhando na reativação do turismo na Tríplice Frontera, como uma verdadeira alternativa para o desenvolvimento econômico dos nossos povos.

Segundo o governador o turismo se perfila como a principal âncora econômica para o desenvolvimento da Amazônia nos próximos anos, e vamos continuar a avançar nessa direção. Nosso povo precisa de opções, alternativas econômicas e é nisso que temos a vida empenhada. A Amazônia deve ser uma região forte.

Segundo informou Rodríguez em sua conta no Facebook, as atividades são realizadas, como alternativa, para o desenvolvimento econômico dos municípios. 
 
Ao mesmo tempo, destacou que o turismo na entidade desponta como a principal âncora econômica para o desenvolvimento do Amazonas nos próximos anos, “e vamos continuar caminhando nessa direção”.

“Nosso povo precisa de opções, alternativas econômicas e é com isso que temos apostado nossas vidas. O Amazonas deve ser uma região próspera”, afirmou.
 
De um ditador para outro 
Em mais uma demonstração de apoio venezuelano a Vladimir Putin, o coletivo La Piedrita inaugurou, em Caracas, um mural em homenagem ao presidente russo.

A apresentação da gravura, que estampa Putin fardado entre as bandeiras dos dois países, aconteceu no final de semana, com a presença de líderes sociais e representantes de Moscou.


A inauguração ocorre em um momento de isolamento de Putin no cenário internacional, no qual o líder russo foi obrigado a recusar um convite para comparecer presencialmente à cúpula dos Brics, na África do Sul, por medo de ser preso.

Novos garimpeiros se rendem 
As Forças Armadas, em operação interagências com as agências e os Órgãos de Segurança Pública (OSP), transportaram, nesta segunda-feira (24), mais dez garimpeiros ilegais, de Homoxi, na Terra Indígena Yanomami (TIY), para a Base Aérea de Boa Vista.

No domingo (23), por volta do meio dia, 4 pessoas, sendo 2 homens e 2 mulheres, solicitaram ajuda por não terem condições de seguir outros garimpeiros em fuga, após ação realizada na área.

Na segunda-feira (24), por volta das 10 horas, mais 6 pessoas se dirigiram à base da Operação Homoxi e se renderam, totalizando 10 prisões. Os detidos informaram ainda que, após a última ação das Forças Armadas, não restou garimpos ativos na região.

Os 10 garimpeiros foram detidos e transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV) em 2 aeronaves C-98 (Caravan). Em seguida, foram levados para a sede da Polícia Federal (PF) em Boa Vista.

Desde o início deste ano, as Forças Armadas apoiaram e efetuaram a prisão e o transporte de 87 garimpeiros ilegais da TIY para Boa Vista.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp