04/08/2023 às 20h26min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h26min

Prefeito Arthur Henrique participa de solenidade de autorização das obras do Linhão de Tucuruí para Roraima. "Momento histórico", disse.

A obra vai conectar o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), algo esperado há mais de dez anos pelos roraimenses

- Informações e fotos: Secom/Prefeitura
Arthur com a deputada Helena Lima e o presidente Lula na assinatura da ordem de serviço do Linhão de Tucurui.

Um evento histórico. Assim definiu o prefeito Arthur Henrique a assinatura pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva da ordem de serviço para o início das obras do chamado Linhão do Tucuruí, uma linha de transmissão que vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 4, na cidade de Parintins (AM).

 

Arthur foi convidado a fazer parte da comitiva oficial do presidente Lula a Parintins e comemorou o momento, pois o Linhão é esperado há mais de dez anos pelos roraimenses e que agora se tornará realidade. O prefeito destacou que a obra representará a segurança energética do Estado, que vai resultar não apenas em maior qualidade de vida à população, mas também geração de emprego e renda com a possibilidade do desenvolvimento industrial no Estado.


Arthur em Parintins ao lado da deputada federal Helena Lima e do presidente Lula.

 

“Este é um momento histórico. O Linhão já é uma realidade. Já chegou a Macapá, Manaus, agora aqui em Parintins e, logo chegará a Boa Vista. E para mim é uma honra poder estar aqui nesse momento tão importante, um dos mais esperados da história no nosso Estado. É realmente um grande orgulho estar ao lado do presidente, dando esse ‘pontapé inicial’ na obra mais importante da história de Boa Vista e do Estado de Roraima”.

 

O prefeito ressaltou ainda que “a construção do linhão tem grande valor ambiental, pois as termelétricas, fortes consumidoras de combustíveis fósseis, não serão mais necessárias. Com a energia renovável gerada por Tucuruí, será reduzida a emissão de poluentes e gases do efeito estufa, prejudiciais ao meio ambiente”.


O prefeito Arthur Henrique foi a Parintins na Comitiva do presidente Lula.

O Linhão de Tucuruí vai sair do papel. Estou muito feliz e honrado em participar de um momento histórico para o desenvolvimento de Roraima, principalmente de Boa Vista, que concentra 70% da população de todo o estado. Hoje, aqui em Parintins, o presidente Lula assinou a Ordem de Serviço do Linhão de Tucuruí, ligando Manaus a Boa Vista e conectando Roraima ao Sistema Interligado Nacional, garantindo a segurança energética que há muito tempo todos nós aguardávamos, reduzindo custos e contribuindo com o meio ambiente.
Arthur Henrique, prefeito de Boa Vista
 

O investimento total da obra de construção do Linhão em Roraima será de R$ 2,6 bilhões. A extensão das linhas de transmissão será de 721 km, sendo que 122 km de torres vão atravessar a Terra Indígena Waimiri Atroari, cujos habitantes autorizaram no ano passado a passagem pela região. A expectativa é que a conclusão ocorra por volta de setembro de 2025.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp