06/08/2023 às 10h36min - Atualizada em 06/08/2023 às 10h36min

CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico

A Coluna de hoje: 6 de Agosto | Poder, Política e Bastidores




Boa Vista entre as melhores para empreender
 
Quando a visão empreendedora ganha vida, é crucial traçar um caminho que brilhe com oportunidades. Este caminho, muitas vezes, passa pelas cidades que abrigam promessas de crescimento e prosperidade. Avaliar minuciosamente as variáveis de um local antes de iniciar um empreendimento é um passo sábio e estratégico.

Nesse contexto, emerge a importância do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, uma parceria entre a Enap e a Endeavor, que desvela insights valiosos para aspirantes a empresários.

Ao todo, 7 critérios vitais são explorados por essa pesquisa anual: infraestrutura, cultura, capital humano, inovação, mercado, acesso a capital e ambiente regulatório.

Dentro dessa matriz, três cidades brasileiras ecoaram alto e claro, marcando avanços notáveis em relação ao ano anterior: Aparecida de Goiânia, Boa Vista e Brasília.

Sob o céu aberto de Roraima, Boa Vista saltou do 47º para o 6º posto, alicerçada em sua cultura empreendedora em efervescência. Acima de tudo, a cidade testemunhou um interesse crescente de sua população em forjar seus próprios caminhos, e instituições de apoio impulsionaram esse desejo. (Fonte ICE)
 
‘Lula pode financiar ditadura venezuelana
O presidente Lula (PT) assinou nesta sexta-feira (4), o decreto para o relançamento do programa “Luz para Todos’, que deve aumentar a oferta de energia no Norte do Brasil, região com o maior percentual de domicílios sem acesso à energia elétrica, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a assinatura, fica autorizado que o Brasil compre energia venezuelana. Desta forma, dinheiro brasileiro pode ajudar a turbinar a economia do país do ditador amigo de Lula, Nicolás Maduro, com a compra de energia da hidrelétrica de Guri, localizada no país vizinho.

O caso lembra a estratégia usada no “Mais Médicos”, quando o governo petista despejou dinheiro na ditadura cubana. O programa virou escândalo internacional, quando o jornal espanhol El País noticiou em novembro de 2018, que a “Diplomacia branca com médicos rende 42 bilhões de reais a Cuba por ano”.

Com a retomada do programa ‘Luz para Todos’, Lula atendeu ao pedido do seu velho amigo Maduro. No início do ano, em visita oficial ao Brasil, o ditador pediu pessoalmente para Lula a retomada das relações comerciais entre os países, estremecidas desde a gestão de Michel Temer. No governo de Jair Bolsonaro, a compra de energia foi interrompida.

A passagem de Maduro por Brasília, quando foi realizada a agenda com Lula, gerou muito protestos de parlamentares brasileiros e presidentes de nações amigas, como Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai e Gabriel Boric, presidente do Chile, que condenam o regime ditatorial do venezuelano.

O encontro ficou marcado com a declaração de Lula de que a Venezuela não vive um regime ditatorial e que o fato é apenas uma “narrativa”. A fala de Lula foi rebatida por Lacalle Pou, que criticou o petista ao afirmar que “ignorar o assunto é igual tapar o sol com o dedo”. (Por Mael Vale – Diário do Poder)

Já esqueceu o amigo Bolsonado, Denarium? 
O governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), passou a cortejar o presidente Lula (PT).

Pelo menos é o que demonstra na viagem que o presidente fez a cidade de Parintins (Amazonas) na sexta-feira (4). Denarium era um dos políticos mais animados durante a agenda de Lula.

Presente no palco montado para o relançamento do programa Luz Para Todos, o governador de Roraima distribuiu elogios, sorrisos e abraços ao atual presidente do país e ao trabalho do governo federal.

Antônio Denarium foi eleito em 2018 na onda bolsonarista e reeleito em 2022 com o apoio de Bolsonaro.
 
Em Parintins, implorando afago. Ridículo...
Absolutamente ridícula a postura do governador Antonio Denarium na solenidade de sexta-feira, em Parintins (Amazonas). Declarado publicamente Bolsonarista nas eleições de 2022, Denarium mendigou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da 1ª Janja, mas foi ignorado.

Quem não lembra, vale a pena refrescar sua memória: bolsonarista inveterado, Denarium, gravou um vídeo logo que foi eleito no 1º turno no ano passado, esculachando Lula. “Aqui em Roraima, quem manda é Bolsonaro. Fora PT”, disse Denarium.

À época o então aliado de Denarium, o Bozo ganhou em Roraima com mais de 70% nos dois turnos, mesmo assim foi derrotado por Lula. Desde então Denarium tenta em vão uma proximidade com Lula, mas as investidas não são bem vistas.

E na sexta-feira (4) Denarium voltou a implorar a atenção do presidente ao distribuir sorrisos e abraços em um evento com autoridades em Parintins no Amazonas.

E ao que parece, ele esqueceu que durante a última campanha foi um dos que atacou Lula e após Bolsonaro perder a disputa nas urnas, pediu reuniões exclusivas para tentar implementar a falsa ideia da ‘política da boa vizinhança’.

Deputados vão investigar mortes de bebês
A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima marcou para esta terça-feira (8) a reunião para tratar sobre a denúncia de que três recém-nascidos teriam morrido por conta da falta de diálise ou pelo uso de técnica inadequada durante o procedimento no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

O encontro será realizado após a sessão plenária que marca o início do segundo semestre na Casa. Compõem o colegiado os deputados Claudio Cirurgião (União Brasil) (presidente), Neto Loureiro (PMB) (vice), Dr. Meton (MDB), Gabriel Picanço (Republicanos), Joilma Teodora (Podemos), Jorge Everton (União Brasil) e Marcelo Cabral (Cidadania).

A denúncia também chegou ao Ministério Público de Roraima (MPRR), que abriu procedimento para investigar os fatos relatados e, então, adotar as medidas necessárias. O Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) também garantiu medidas cabíveis.

Mais prisões nos garimpos de Roraima 
As Forças Armadas prenderam neste sábado (5) duas mulheres e três homens em um garimpo ilegal na região de Xitei, na Terra Indígena Yanomami (TIY).

Além disso, a corporação apreendeu 800 quilos de cassiterita, sete gramas de ouro, três recipientes de mercúrio, três armas de fogo e nove munições .380, além de uma pequena quantidade de maconha.

Helicóptero das Forças Armadas transportou os suspeitos para a Base Aérea de Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física. De lá, eles seguiram para a sede da Polícia Federal.

Com as detenções, sobe para 131 o número de presos no território indígena desde fevereiro, quando o governo federal iniciou as ações de combate ao garimpo ilegal na região e de enfrentamento à crise humanitária yanomami. O esforço resultou em redução de 95% nas atividades ilegais.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp