16/04/2023 às 17h15min - Atualizada em 16/04/2023 às 17h15min
Forças Armadas da Venezuela desmonta sistema logístico de garimpo ilegal na Amazônia, na fronteira com Roraima.
O chefe do Comando Operacional Estratégico da FANB, Domingo Hernández, garantiu que os "planos de segurança e defesa no estado do Amazonas" continuarão, para enfrentar grupos criminosos que desrespeitam o ordenamento territorial venezuelano.
Militares venezuelanos comemoram ocupação de acampamento ilegal de garimpeiros. Foto: Globovision As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) desmantelaram um sistema logístico de mineração ilegal que havia sido instalado no setor Caño Grande do Parque Nacional Yapacana, estado do Amazonas, que fronteira com Roraima e o Estado do Amazonas, informou o chefe do Comando Operacional Estratégico da FANB, Domingo Hernández Lárez. Por meio de sua conta no Twitter, Hernández Lárez destacou que “as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas estão operacionalizando planos de segurança e defesa no estado do Amazonas, onde grupos ilegais destroem arbitrariamente o meio ambiente e o ecossistema em parques nacionais com atividades de mineração ilegal. Por meio de sua conta no Twitter, Hernández Lárez destacou que “as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas estão operacionalizando planos de segurança e defesa no estado do Amazonas, onde grupos ilegais destroem arbitrariamente o meio ambiente e o ecossistema em parques nacionais com atividades de mineração ilegal.
O chefe militar sublinhou que "nenhum grupo humano prevalecerá sobre os interesses supremos do Estado", referindo-se ao ordenamento jurídico da protecção do ambiente.
Hernández Lárez ratificou que a FANB continuará implementando “planos de segurança e defesa no estado do Amazonas” para enfrentar grupos criminosos que desrespeitam o ordenamento territorial venezuelano.
Militares venezuelanos ocuparam a base ilegal do garimpo.
Em outra mensagem, Hernández Lárez afirmou que está em uma luta permanente contra o narcotráfico, assegurando que “somos um povo digno em uma terra de paz”.