Pinto foi empossado como o novo prefeito de Rorainópolis ainda na noite de segunda-feira, dia da renúncia de Leandro Pereira.
Com a renúncia inesperada do prefeito Leandro Pereira, formalizada nesta segunda-feira (2), Rorainópolis, o segundo maior município de Roraima, tem um novo prefeito, já empossado: Pinto do Equador, o vice-prefeito do Republicanos.
Pinto assumiu o mandado ainda na segunda-feira logo que o cargo de prefeito foi declarado vago pela Câmara de Veadores. Pinto assume com desafios enormes, já que está herdando um município em situação financeira precária, com pagamentos atrasados, obras paralisadas e descrença total na administração municipal.
A solenidade contou com a presença de figuras proeminentes do Republicanos, o partido de Pinto. Entre os eles o presidente da sigla em Roraima, o senador Mecias de Jesus e o líder do Partido na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcos Jorge.
No discurso de posse, Pinto disse que vai promover a um levantamento rigoroso da situação financeira do município, de setores importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura, vai levantar a situação de obras paralisadas e devolver ao povo de Rorainópolis a confiança na administração.
Aliado do novo prefeito, o deputado Marcos Jorge disse que Pinto está recebendo uma gestão com dificuldades financeiras terríveis. "São salários atrasados, obras importantes paralisadas, execução de convênios comprometida, mas o novo prefeito está ciente de que enfrentará dificuldades para devolver à população a confiança na gestão. Pinto está herdando um município numa situação muito delicada. Mas ele se comprometeu em fazer o levantamento de tudo e planejar a recuperação do município de Rorainópolis o mais rapidamente possíve, com o nosso apoio e do Partido Republicano", ressaltou Marcos Jorge..
VEJA A INTEGRA DO DISCURSO DE PINTO:
"Começo minha breve fala lembrando o provérbio bíblico de que DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Mas, senhoras e senhores, eu acrescento o complemento feito pelo sábio Albert Einstein de que FAZER OU NÃO FAZER ALGO SÓ DEPENDE DA NOSSA VONTADE E PERSEVERANÇA.
Portanto, não estou aqui para apontar o dedo nem para julgar, estou consciente de que as circunstâncias me trouxeram até aqui para cumprir uma missão e é nisso que pretendo me concentrar.
Quando em 2020 fui eleito vice-prefeito, tecnicamente existia a possibilidade de que em algum momento eu viesse assumir o comando da gestão municipal, portanto legalmente me sinto amparado, mas ainda estou processando o turbilhão de emoções por que passo neste momento.
A partir desta posse, da assinatura e deste compromisso, me pautarei por alguns princípios.
Um deles é a harmonia e o respeito entre os poderes do município, do Estado e de nosso país;
Assumo essa responsabilidade em um momento extremamente difícil de Rorainópolis, e por isso peço que me deem votos de confiança e que tenham paciência. Isso vale para a população, credores, os servidores e todos os segmentos com os quais a prefeitura de Rorainópolis se relaciona. Irei fazer um raio X de como estão as finanças da prefeitura e vou trabalhar para colocar tudo em dia;
Neste momento em que deixo o banco de reservas para assumir como titular, tenho a consciência de que fui convocado em um momento difícil e inesperado, mas sei que para Deus e para os homens de boa fé até mesmo o mais difícil dos obstáculos é superável.
Como falei, não estou aqui para apontar o dedo, para julgar e muito menos para perguntar o que Rorainópolis pode fazer por mim, pelos vereadores e por toda nossa sociedade, mas me pergunto o que eu posso fazer pelo município que amo e o que cada um de nós podemos fazer para tirar nosso município da situação em que se encontra.
Tenho como fonte de inspiração a história recente vivida pelo nosso Estado de Roraima, que estava totalmente falido, quebrado e endividado e graças a gestão competente e eficiente do governador Antônio Denarium, saímos da crise e vivemos hoje uma nova realidade.
O governador Antônio Denarium não trabalhou só e eu também não conseguirei nada sozinho, reerguer e reorganizar a situação que enfrentamos leva um certo tempo e deve ser construída com a união de todos.
Irei buscar essa união, vou trabalhar para que os servidores municipais, a Câmara de Vereadores, o governo do Estado, o governo federal, nossas bancadas federal e estadual também possam contribuir com essa árdua missão.
Prometo me dedicar cada minuto das horas que se seguirão para cumprir a maior missão pública já recebida em minha vida.
Tenho uma família, tenho um nome e uma reputação construída com anos de dedicação e meu maior desafio é não decepcionar quem sempre acreditou em mim.
Vamos arregaçar as mangas e fazer tudo o que for possível e tudo o que estiver ao nosso alcance para que durante os próximos meses deste mandato todos nós possamos trabalhar muito e devolver a auto estima e o orgulho desse povo bravo, honrado e trabalhador.
Rorainópolis é um município gigante e próspero e o seu lugar é na parte mais alta do pódio.