10/10/2023 às 16h56min - Atualizada em 10/10/2023 às 16h56min

PRIMEIRA SESSÃO: Jovens deputados da ALE-RR debatem votação de proposições com parlamentares.

Nesta quarta-feira (11), eleitos irão apresentar e discutir seus projetos de lei com base no tema do partido que escolheram.

- Informações: SupComALE
Deputado jovem participou hoje da primeira sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Roraima.
Os jovens deputados eleitos pelo projeto Parlamento Jovem Roraimense, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), participaram, nesta terça-feira (10), da primeira sessão ordinária na Casa após serem empossados. Uma bancada especial com placa de identificação, que deverá permanecer até o término das sessões em que participarão, foi montada para que eles acompanhem todo o processo.
 
Os estudantes puderam conhecer o rito ordinário e como ocorre a votação de projetos de lei e de decreto legislativo, bem como a de proposta de emenda à Constituição (PEC) e moção de apoio. Durante a votação do Projeto de Lei (PL) n⁰ 102/2023, do deputado Éder Lourinho, que institui a campanha de conscientização e preservação de igarapés urbanos de Roraima, alguns jovens deputados abriram as discussões e deram suas contribuições.
 
“Atualmente, nosso ecossistema sofre com as mudanças climáticas por nossos próprios atos. Que a população possa se conscientizar e descartar seu lixo de maneira adequada. Essa proposta me deixou muito feliz”, declarou o deputado Joel, que também parabenizou o autor por se preocupar com a natureza. “Que a população cuide da natureza para que, no futuro, possamos ter um ambiente saudável”, pediu o deputado Negão da 101.
 
O jovem deputado Vittor Gabriel Araújo também fez uso da palavra e salientou que é papel dos atuais jovens defender o bem público para as próximas gerações. “Essa seca no rio Branco ocorre porque não soubemos cuidar do meio ambiente”, concluiu.
 
A deputada Clarissa ressaltou que ainda há tempo de cuidar não só da flora, mas também da fauna. “A poluição dos rios afeta a nossa saúde. Quero parabenizá-lo por essa proposta e pedir a contribuição de cada um de nós. A gente pode ajudar com pequenas coisas”, avaliou.
 
“É importantíssimo manter a saúde dos nossos lagos e rios e mantê-los limpos. Esse PL vai ajudar bastante o Estado com novos postos de trabalho para pessoas que precisam”, acredita o deputado Pedro Henrique.
 
“Ao proteger esses cursos de água, estamos contribuindo para a biodiversidade e para fornecer água limpa, e, com certeza, no futuro, com essa iniciativa que é de extrema importância, poderemos ter um lugar mais sustentável”, ponderou Jhully Crispim.
 
Na visão do chefe do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), as contribuições e posicionamentos fornecidos pelos jovens parlamentares já na primeira sessão plenária foram gratificantes e surpreendentes.
 
“Ao abrimos as discussões, vimos uma efetiva participação dos deputados jovens. Então, foi uma manifestação clara do quanto a juventude roraimense e brasileira é preocupada com o tema ambiental, e com outras matérias, como saúde e valorização do servidor público. Era isso o que nós queríamos: trazer o jovem para dentro do Poder Legislativo, para ser transmissor do que é discutido aqui e compreender a política mais de perto”, avaliou.

 
Sessão deliberativa
 
Nesta quarta-feira (11), os jovens eleitos irão apresentar e discutir seus projetos de lei com base no tema do partido que escolheram: agricultura familiar; educação; emprego, esporte e cultura; juventude; meio ambiente; saúde; segurança, e trânsito e transporte.
 
Conforme Sampaio, após discutidas, essas matérias serão remetidas à Mesa Diretora, que poderá transformá-las em leis, indicações, cobranças ao governo, entre outros. A deputada Eunice Beatriz Albuquerque, de 16 anos, candidata mais votada no Colégio Militarizado Wanda David Aguiar, contou que sua primeira experiência, de fato, dentro do Parlamento foi proveitosa.
 
“A gente aprendeu bastante, observamos como funciona tudo, e amanhã apresentaremos nossos projetos e teremos nossa própria percepção, porque hoje foram as dos deputados, e espero que seja incrível também”, informou a estudante acrescentando que está nervosa para apresentar um projeto voltado para a juventude.
 
Parlamento Jovem 
 
A escolha dos 24 estudantes de seis escolas estaduais ocorreu em 18 de agosto. A edição de 2023 elegeu quatro candidatos de cada instituição de ensino da capital, sendo apenas alunos do 1⁰ ano do ensino médio com até 18 anos de idade.
 
A diplomação foi realizada no dia 24 do mesmo mês, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), no Plenarinho Valério de Magalhães, seguida da posse em 12 de setembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, ambos na Assembleia Legislativa. As próximas sessões ordinárias devem ocorrer até dezembro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp