20/04/2023 às 16h17min - Atualizada em 20/04/2023 às 16h17min
Ministro do TCU, Jhonatan de Jesus recebe da ALE-RR título de Cidadão Benemérito.
Homenagem ocorreu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas nesta quinta-feira (20).
Jhonatan de Jesus e Diego Pandino (centro) foram agraciados em Sessão Solene da Assembleia Legislativa. O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jhonatan de Jesus e o consultor legislativo do Senado Federal Diego Prandino receberam nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o título de cidadão benemérito, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo.
A cerimônia ocorreu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas e contou com autoridades e convidados. A distinção é entregue a personalidades que, de alguma maneira, prestaram serviços relevantes à sociedade. Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), os homenageados contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
“Diego Prandino é um planejador e organizou as finanças de Roraima com o governador Antonio Denarium, com todo o trabalho articulado pelo [ex-]deputado Jhonatan [de Jesus] e o senador Mecias para alocação de recursos, em especial para a agricultura familiar, e a Lei das Terras”, salientou Sampaio.
Jhonatan de Jesus é mestrando em administração pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Foi deputado federal por Roraima de 2010 a fevereiro de 2023, reeleito quatro vezes. Em março deste ano, foi eleito para assumir uma vaga de conselheiro no TCU, se tornando o primeiro roraimense a compor a Corte de Contas do país.
Ele é autor da Lei Federal nº 14.004/2020, conhecida como Lei das Terras, que possibilitou a Roraima a execução de programas de regularização fundiária com transferências definitivas de terras da União para os domínios do Estado.
Durante discurso, Jhonatan agradeceu o apoio de parlamentares e autoridades estaduais na efetivação de trabalhos e políticas públicas, e ao amigo deputado Marcos Jorge (Republicanos), autor do decreto legislativo para a concessão do título de cidadão benemérito.
“Sempre me dediquei a discutir e aprovar recursos para que fosse possível melhorar a condição de vida do povo de Roraima. Desde março deste ano, assumi um novo desafio, fui eleito pelo Congresso Nacional ministro do Tribunal de Contas da União, e tenho trabalhado pelo nosso país sem deixar de zelar pelo meu querido Estado”, disse.
Contribuições estas que, segundo Marcos Jorge, resultaram na indicação para o TCU e no reconhecimento da atuação do amigo. “Além do trabalho em prol do povo de Roraima, como a transferência de terras, Jhonatan foi o idealizador do programa Polícia na Rua, modernizou a UFRR [Universidade Federal de Roraima] com mais de R$ 19 milhões em emendas, a saúde estadual, entre tantas outras realizações”.
O consultor legislativo do Senado Federal Diego Prandino é especialista em finanças públicas e em contabilidade pública. Em 2018, a convite, assumiu o cargo de adjunto da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado, no período de intervenção federal, posteriormente assumindo a titularidade da pasta.
Naquele período, auxiliou Roraima a subir para a nota A na Secretaria do Tesouro Nacional, deixando o Estado na máxima da capacidade de pagamento. Prandino iniciou os estudos preliminares para a reforma administrativa da Seplan [Secretaria Estadual de Planejamento].
“Minha fala é de gratidão. Dei o meu máximo ao longo dos anos trabalhando no governo para que as demandas da população fossem respondidas, seja atendendo a um cidadão na Seplan, seja pensando políticas públicas para a administração do nosso Estado”, complementou Prandino durante discurso na tribuna da ALE-RR.
Autor da matéria de origem da honraria, o deputado Jorge Everton (União) lembrou dos caminhos percorridos por Diego Prandino em Roraima, desde o momento econômico mais crítico vivenciado pelo Estado. “Reorganizou as contas públicas. Vivíamos momentos de caos, quando não se pagava nem salário, e ele veio como adjunto do então secretário Marcos Jorge, e juntos trouxeram solução para as contas de Roraima. Agora, ele nos deixa para trabalhar com o nosso ministro Jhonatan em Brasília”. Informações e foto: SupCom/Assembleia