O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reúne nesta segunda (23) com o ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Nestor Luis Reverol Torres, em Caracas. A comitiva, com participação do ONS, deve visitar nesta terça-feira (24) a hidrelétrica de Guri, responsável pela geração da energia que era importada pelo Brasil.
O objetivo é assegurar a capacidade do sistema, que inclui as linhas de transmissão que conectam Venezuela a Roraima.
A viagem foi tratada em reunião entre Silveira e Lula na sexta (20). Segundo o ministro, a integridade da infraestrutura depende do país vizinho, mas é possível estimar que a exportação seja restabelecida em torno de 30 dias. As conversas com Caracas foram retomadas no primeiro semestre.
A importação de energia da Venezuela foi suspensa em 2019, após uma série de apagões no país vizinho e também devido ao rompimento de relações do governo de Jair Bolsonaro com Nicolás Maduro.
Roraima é o único estado do país isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo o MME, as obras da linha de transmissão Manaus-Boa Vista estão sendo retomadas e a redução da dependência da geração local, a óleo e diesel, representará uma economia da ordem de R$ 10 milhões por mês.