06/12/2023 às 08h06min - Atualizada em 06/12/2023 às 08h06min

TENSÃO NA FRONTEIRA: Ministro da Defesa diz que território brasileiro em Roraima não será usado por tropas da venezuela

- Fonte: BLOG DO CAMAROTTI
O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou nesta quarta-feira (6) que a região da tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, em Roraima, está "garantida" pelas Forças Armadas – e não será usada por tropas venezuelanas para invadir o país vizinho.

"O Brasil tem que garantir as suas fronteiras, e nossas fronteiras estão garantidíssimas. Não vamos permitir [tropas da Venezuela passando pelo Brasil]. Isso eu asseguro", disse Múcio.

A região do Essequibo, que hoje está sob domínio da Guiana e a Venezuela pretende anexar, é coberta por uma floresta densa. Por isso, atualmente há dois acessos possíveis: um por mar, e outro passando pelo território brasileiro.

O governo decidiu reforçar o Regimento de Cavalaria Mecanizada que já existe na capital de Roraima. Esse reforço é considerado estratégico, por Boa Vista ser a capital mais próxima da Venezuela.

Já tinha sido anunciado, nos últimos dias, o envio de 20 blindados, além de transformar o batalhão em cavalaria com 130 homens na região de fronteira.

Lula envia recado a Maduro
blog apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou recados para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de que o Brasil "não apoiaria nenhum gesto de insensatez".

Isso foi interpretado como um gesto claro de reprovação ao movimento político de Maduro, que cria instabilidade na região.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp