08/01/2024 às 11h23min - Atualizada em 08/01/2024 às 11h23min
Polícia Federal apura que indios Yanomami não foram mortos por garimpeiros em Roraima
As mortes são decorrentes de desasvenças verificadas entre os próprios indígenas
A Superintendência da Polícia Federal em Roraima informou nesta segunda-feira (8) nformamos que assim que cientificada dos fatos iniciou tratativas com a FUNAI para o início das investigações acerca da denuncia recebida, a qual informara que dois indígenas teriam sido assassinados por garimpeiros.
Acompanhados da FUNAI, policiais federais realizaram diligências no local dos fatos e ouviram testemunhas, profissionais de saúde que atuam na região e a própria liderança da comunidade Konapi, da etinia de uma das supostas vítimas.
Segundo o relatado, diferentemente do veiculado pela imprensa, os indígenas, após consumo de bebidas alcoólicas, teriam entrado em desavença e iniciado trocas de ameaças de morte, quando o primeiro deles teria quebrado uma flecha e a utilizado como faca para atingir o interlocutor, que teria reagido e atirado com uma espingarda, ambos falecendo no local.
A PF ressalta a importância de sua interlocução e auxílio mútuo com a pluralidade de órgãos e comunidades tradicionais na resolução dos conflitos ocorridos em terras indígenas, com o objetivo de cumprir com suas atribuições constitucionais e evitar a propagação de desinformação.