16/01/2024 às 12h27min - Atualizada em 16/01/2024 às 12h27min
CONFIDENCIAL | Duda Ramos acusa Denarium de doar e vender terras do Estado. por Expedito Perônnico
A Coluna de hoje: 16 de Janeiro | Poder, Política e Bastidores
O deputado federal Duda Ramos (MDB) – que foi aliado provisório de Antonio Denarium no início de 2023 – voltou novamente sua metralhadora giratória na direção do Palácio Senador Hélio Campos.
Em postagem de vídeo nas suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (16), Duda acusa o governados de doar e vender terras do Estado, recentemente transferidas pela União.
Duda compara o feito de Denarium ao rumoroso caso dos gafanhotos – aquele esquema de rachadinhas no segundo mandato da gestão de Neudo Campos – que levou muita gente à cadeia e até hoje causa transtornos.
Só que o esquema de agora promovido por Denarium, segundo Duda, é infinitamente mais intenso, “porque envolve ganância e crimes contra o Estado de Roraima”, disse.
“Você acha que o esquema dos gafanhotos foi o maior escândalo de corrupção do Estado? Vou lhe contar agora da ganância, da falta de humanidade de um homem com a sua população”, disse Duda na abertura do VT.
O parlamentar afirma que terras doadas pelo Governo Federal ao Estado teriam sido doadas para amigos e outras vendidas por fortunas a empresários de outros estados.
“O Governo Federal fez doações de milhares de hectares de terras, que pertenciam a União e passaram para o Governo do Estado, com o objetivo dessas terras serem usadas para a agricultura familiar, que usam a terra para sustentar, para manter suas famílias, para educar seus filhos, e para aquelas pessoas que sonham com um lote de terras. Mas sabe o que foi feito? Essas terras foram legalizadas, algumas doadas para amigos, outras vendidas muito caro para grandes fazendeiros que vieram de fora”, garante.
Duda denuncia que esquema é o maior caso de grilarem de terras do Estado e que está finalizando está finalizando um relatório com provas e entregará nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que as terras sejam devolvidas ao Estado e repassadas à agricultura familiar. “Vamos investigar cada hectare e devolver a terra para quem realmente tem direito: A POPULAÇÃO DE RORAIMA”, diz.
Segundo o deputado o DECRETO N 6.754, de 28 de janeiro de 2009, assinado pelo presidente Lula, teve como objetivo entregar as terras para serem usadas em assentamentos e na agricultura familiar, para beneficiar a população de Roraima, mas infelizmente, todos sabem que não foi isso que aconteceu.