03/02/2024 às 12h01min - Atualizada em 03/02/2024 às 12h01min
Edson Cstro assume Sesau no lugar de Cecília: é o 11º secretário de Saúde na era Denarium
Especialista em clínica médica, Edson Castro Neto ocupava a função de secretário-adjunto na Sesau. Com a mudança, governo chega à 11ª troca no comando da Saúde desde 2019.
O ortopedista Edson Castro assume a Sesau com o afastamento de Cecília Lorenzom.
O médico Edson Castro Neto assumiu interinamente o cargo de secretário de Saúde (Sesau) no lugar da advogada Cecília Smith Lorenzon, afastada da função pela Justiça Federal por suspeita de envolvimento em fraudes para cirurgias ortopédicas no estado. A informação foi divulgada neste sábado (3) pelo governo.
Edson Castro Neto ocupava o cargo de secretário-adjunto na Sesau. Ele é formado pela Universidade Federal do Pará e especialista em clínica médica. Segundo governo, Edson reúne "todos os pré-requisitos necessários para a ocupação do cargo e o bom andamento da secretaria de Saúde, bem como seus programas e ações."
A troca no comando da Sesau ocorreu após a Polícia Federal deflagrar a operação a operação Higeia, que investiga a existência de uma estrutura criminosa organizada suspeita de fraudar procedimentos licitatórios na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia entro da Sesau, culminando na adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo governo do Acre.
Durante a operação, agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Cecília Lorezon, na sede da Sesau e no Hospital Geral de Roraima, o maior hospital do estado. Além disso, a Justiça Federal determinou o afastamento dela do cargo de secretária e ela foi proibida de acessar a secretaria.
Conforme as investigações da PF, as contratações de empresas que prestam serviço para a Saúde foram feitas "sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU)".
Sobre a operação, o governo afirma que "apoia todo e qualquer processo de investigação, e que defende a transparência e a elucidação de quaisquer dúvidas referentes à gestão." Procurada, Cecília Lorenzon ainda não comentou o afastamento.
Disse ainda que determinou que seja dada total transparência aos fatos e aos documentos solicitados pelos órgãos de fiscalização e controle.
Ao assumir a Sesau, Edson Castro Neto passa a ser o 11º secretário na gestão de Antonio Denarium (PP) desde 2019, quando que ele tomou posse pela primeira vez como governador. Cecília Lorenzon estava no cargo de secretária havia dois anos - desde fevereiro de 2022.
Cronologia das mudanças na Secretaria de Saúde Veja, abaixo, as mudanças no comando da Saúde feitas pelo governador Denarium (PP) desde 2019: