23/02/2024 às 11h04min - Atualizada em 23/02/2024 às 11h04min

Greenpeace constata que Governo de Roraima liberou 55 licenças para queimadas

Roraima atingiu nessa quinta-feira (22) a marca de 1.691 focos de calor em fevereiro e bateu o recorde da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1999. Em meio ao cenário, o Greenpeace alertou que o governo de Roraima liberou 55 licenças ambientais para queimadas, sendo responsável pelo aumento de focos, segundo a organização.

O número de focos de calor registrados até esta quinta-feira superam a marca de fevereiro de 2007, quando Roraima registrou 1.347 focos. Além disso, dos 10 municípios com o maior número de queimadas no mês de fevereiro, todos estão no estado. No interior, agricultores têm relatado prejuízos "incalculáveis" causados pelo fogo.

O Greenpeace Brasil teve acesso aos dados de licenças para queimadas em Roraima publicadas no Diário Oficial e constatou que no dia 9 de fevereiro foram publicadas 55 licenças para uso de fogo, sendo a maioria em área de pastagem. Dessas apenas duas foram revogadas, segundo dados publicados no Diário Oficial do Estado até o dia 22.

Atualmente, o estado enfrenta o período de seca, agravado pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e freia a atuação de frentes frias no Brasil.

Por conta disso, incêndios e queimadas tendem a se espalhar com facilidade. Para Rômulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil, o governo estadual de Roraima é um dos responsáveis por esse aumento dos focos de calor na região.


Fonte: Greenpeace/G1RR
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp