07/03/2024 às 21h10min - Atualizada em 07/03/2024 às 21h10min

CANDIDATURA INCERTA: Denarium formaliza apoio à Catarina Guerra que pode ser penalizada por infidelidade partidária

Grupo do governador faza reunião em hotel da cidade para lançar pré-candidatura de Catarina Guerra à Prefeitura de Boa Vista

A deputada estadual Catarina abraçada ao governador Antonio Denarium em reunião nesta noite. Foto: FolhaWeb
Apesar da ameaça de não ter um Partido político para concorrer à Prefeitura de Boa Vista (já que o Uniao Brasil lhe nega a candidatura), a deputada estadual Catarina Guerra teve o anuncio oficial de sua pré-candidatura anunciado na noite desta quinta-feira onde recebeu o apoio do governador cassado Antonio Denarium (PP).

A possibilidade de Catarina não ter partido para disputar a eleição em outubro é real, porque o presidente do Partido dela, o deputado federal Antônio Nicoletti já afirmou e reafirmou que pelo União Brasil ela não sai candidata. E se insistir terá que responder por infidelidade partidária o que lhe pode render a expulsão do partido e a perda do mandato.
 
Nicoletti parece seguro do que diz porque ele próprio já avisou que será o candidato do União Brasil à sucessão municipal, cabendo a Catarina portanto – se quiser participar da eleição – renunciar ao mandato e tentar viabilizar a candidatura por uma outra sigla, o que é pouco provável já que estará embarcando numa aventura perigosa.
 
Mas mesmo sabendo dessas incertezas, Denarium – que nem sabe se ele próprio estará ocupando o Palácio do Governo no período da campanha, já que pode ser apeado do cargo bem antes uma vez que já teve o mandato cassado 3 vezes pelo TRE por crimes eleitorais – juntou alguns poucos aliados e fez um comício a portas fechadas no Eco Hotel Boa Vista para conclamar que Catarina será sua candidata e do grupo político.

Acontece que a reunião desta noite, anunciada fartamente em redes sociais do governador e de seus dependentes, não serviu para atrair todos os aliados, aqueles investidos de mandatos. Dos 22 deputados estaduais aliados seus, por exemplo, apenas 9 estavam presentes, mais os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) e apenas 4 vereadores de Boa Vista estavam lá. Uma demonstração clara de fraqueza política.

Mas Denarium não se fez de rogado. Otimista disse que tem certeza que com Catarina vai ganhar a eleição e logo estará comemorando a vitória. No embalo da fala do governador, Catarina emendou se disse “capaz” e “preparada” para o desafio, considerando os seus trabalhos realizados na ALE-RR.

| Catarina e aliados na reunião desta quinta-feira (7). Foto: G1RR
Me sinto pronta, prepara e capaz para assumir esse desafio e mais do que isso, cumprir dia a dia a missão deste município. "Para eu me avaliar e eu aceitar, eu tive também que me comparar e me sentir permissiva para viver isso [...] Eu me vejo sim, capaz e preparada, para seguir nesse desafio", disse.”, afirmou Catarina

Minutos depois de encerrada a reunião de Denarium/Catarina, o deputado Nicoletti, presidente do União Brasil em Roraima, reiterou que mantém sua própria pré-candidatura como decisão da executiva nacional do partido, e disse que Catarina poderá responder a um processo do partido por infidelidade partidária na Justiça Eleitoral.

“Ela terá que se filiar em outro partido para se candidatar, o que ensejará na perda do seu mandato de deputada estadual, por infidelidade partidária. No sistema representativo, aplicável aos cargos de vereador, deputado estadual e federal, o mandato pertence ao partido, já que as vagas são definidas pelo conjunto de votos do partido, e não pelos votos individuais dos candidatos”,
disse o parlamentar.

Questionada sobre a ameaça do líder de seu partido, Catarina disse ter esperança de ainda contar com o apoio dele. “Momento oportuno da escolha se trata apenas no período da convenção, ter esse apoio que me deixa ainda mais engrandecia e honrada, mas que estejamos à disposição pra dialogar e da melhor forma de construção para alinhamento desse trabalho”, disse.
 
Com informações: FolhaWeb
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp