Em uma manhã marcada por reconhecimento e gratidão, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi palco da cerimônia de premiação do Parlamento Jovem Roraimense (PJR) 2023 e da abertura da edição 2024. O evento, realizado na sessão plenária desta quarta-feira (20), reuniu parlamentares, jovens que participaram do projeto, familiares e comunidade escolar para celebrar a participação da juventude no processo democrático.
O PJR é um projeto conjunto do Poder Legislativo por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed) para engajar estudantes do 1º ano do ensino médio nas diferentes etapas do processo de seleção de representantes políticos.
Reconhecimento e gratidão
A solenidade presenteou os 24 representantes de seis escolas do ensino médio de Boa Vista, que receberam computadores como prêmio pelo seu destaque e dedicação ao projeto, que contou com eleições, diplomação, posse e eleição da Mesa Diretora e a realização de quatro sessões ordinárias conduzidas pelo PJR.
“Esse é um momento de agradecimento a todos os jovens que participaram desse projeto em 2023 e da abertura do PJR de 2024. É uma honra receber vocês novamente. As proposições que fizeram ao longo do mandato, nós encaminhamos aos gabinetes. Atualmente, os deputados estão amadurecendo essas ideias, que podem se transformar em indicações, projetos de lei, que são fruto do trabalho de vocês. Essa é a nossa ideia, mas a ideia maior é registrar o convite ao jovem para que ele participe da política roraimense”, convocou o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), na abertura da solenidade.
Segundo o parlamentar Jorge Everton (União Brasil), o PJR demonstra o compromisso da Assembleia Legislativa com a formação de gerações conscientes e engajadas na construção de um presente promissor.
“Esse projeto é fundamental, o jovem não é futuro, ele é o presente, e é importante demais para que possamos formar a base social, porque esses projetos podem se transformar em leis, o que mostra a responsabilidade de vocês. Infelizmente, o tema política se tornou uma palavra feia, mas precisamos colocar pessoas boas na política, que vocês a abracem como algo bom e saudável, como ferramenta de transformação da sociedade, porque vamos passar e vocês vão ficar”, destacou Everton.
A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) compartilha dessa visão, enfatizando a necessidade de promover a aproximação dos adolescentes da vida pública institucional.
“Assim como Jorge Everton, eu sou da época da disciplina de OSPB [Organização Social e Política Brasileira]. Hoje, chegamos nas escolas e muitos não conhecem a Constituição. O que a Assembleia quer com esse projeto é formar jovens que amanhã vão estar aqui, porque estamos desenvolvendo um trabalho para preencher essas lacunas e esperamos que o próximo PRJ tenha uma aproximação maior, inclusive de nós, deputados”, explicou a parlamentar.
Alguns ex-deputados do projeto aproveitaram para agradecer a participação. “Esse projeto expande nossa cabeça, porque muitos adolescentes como eu têm uma visão da política como algo que só envolve roubo, mas o jovem traz a vivência, tivemos essa experiência de criar projetos de lei, para ter um olhar diferente da política na sociedade”, disse a estudante do Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena Jhully Crispim, apadrinhada por Medeiros.
“Quero agradecer a todos pela forma como os deputados passaram os aprendizados, que a gente possa mais vezes presenciar essas sessões. De verdade, foi uma experiência muito gratificante para mim”, complementou o Negão da 101 (Nycolas Marinho Nascimento), da Escola Estadual Major Alcides, assessorado pelo deputado Dr. Meton (PRTB).
Vivências e aprendizados
Apadrinhado pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos), o ex-presidente do PJR Héricson de Souza, de 16 anos, disse que sua imersão na política começou ainda nos preparativos para assumir o cargo.
“Foi uma ótima experiência, com muito conhecimento e didática, porque antes de começarmos, tivemos muitas aulas sobre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, algo que acrescenta muito na vida da pessoa com vários aspectos da política brasileira e de vida em geral”, afirmou.
Para Fernanda Neres, de 15 anos, da Escola Estadual Ana Libória, apadrinhada por Soldado Sampaio, a experiência a ajudou a superar sua timidez em expressar-se em público.
“Sou uma pessoa bastante tímida, gosto de ficar mais no canto e não me sinto confortável falando em público. Fico bem nervosa, mas ao longo dos dias fui aprendendo e aos poucos fui me soltando. Isso é uma experiência que levarei para a vida”, salientou a jovem.
Segundo Valdirene Abreu, coordenadora do Colégio Estadual Militarizado Professora Wanda David Aguia, situado no bairro Raiar do Sol, zona Oeste de Boa Vista, a iniciativa contribui para aproximar os jovens moradores das periferias das discussões políticas.
“Isso foi muito importante, especialmente para os alunos de nossa região, que ficam na periferia da cidade. Não podemos generalizar, mas muitas vezes são alheios à política em algumas situações. Portanto, foi uma proposta muito interessante, pois tiveram contato com os deputados, autoridades, se interessaram mais pela vida política, pelas problemáticas do nosso Estado e puderam fazer projetos, conhecendo o Poder Legislativo e seu funcionamento”, avaliou a coordenadora.
Mais representatividade
Após a premiação, o foco se direcionou para a edição 2024 do PJR. A partir deste ano, o projeto se expande, abrangendo um total de 11 escolas, cinco da capital Boa Vista, duas do município de Cantá, e uma de cada um dos municípios de Alto Alegre, Mucajaí, Rorainópolis e Caracaraí. Ao todo, 4.582 estudantes terão a oportunidade de vivenciar a experiência do Parlamento Jovem.
O superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sérgio, destacou que a motivação central para a expansão do PJR reside na busca por uma composição do parlamento que reflita a diversidade étnica, econômica e social do Estado.
“Estamos incluindo alunos do ensino médio, que são oriundos da agricultura familiar e ao mesmo tempo das comunidades indígenas. Assim, teremos um público urbano na capital, no interior, e um público rural e indígena representado no parlamento. Acreditamos que será um sucesso absoluto”, esclareceu.
Etapas do PJR 2024
A campanha para as eleições do Parlamento Jovem de 2024 já está a todo vapor nas escolas participantes. As eleições serão realizadas no dia 5 de abril, seguidas da posse e diplomação dos jovens parlamentares em maio. As sessões do PJR terão início em junho e se estenderão até dezembro.
Informações e fotos: SupCom/Assembleia