02/04/2024 às 07h10min - Atualizada em 02/04/2024 às 07h10min
Nível do Rio Branco, principal rio de Roraima, fica positivo após longo período em seca
Na última terça (23), rio havia registrado a segunda pior seca da história, com 39 centímetros negativo; Roraima é o estado com o maior número de incêndios no Brasil em 2024
O principal rio de Roraima, Rio Branco, finalmente mostra sinais de recuperação após um longo período de seca. Na tarde do último domingo (31), o rio atingiu um nível positivo de 9 centímetros, um marco significativo após 45 dias registrando níveis negativos.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizados pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), o Rio Branco entrou em déficit hídrico em 15 de fevereiro, devido à falta de chuvas no estado.
A situação se agravou em março, com o rio alcançando um nível de -39 cm no dia 23, um dos registros mais baixos e alarmantes para o ecossistema da região.
| Lago dos Americanos, visto totalmente seco na manhã da sexta-feira (29), que fica localizado dentro do Parque Anauá, maior parque urbano do norte do Brasil, que vem sofrendo com uma das maiores secas de sua história: Suamy Beydoung/Agif/Estadão Conteúdo
Atualizações Recentes do Nível do Rio Branco – Boa Vista
– Última atualização: 01/04, às 19:30 (4 centímetros)
– Pico do dia: 1/04, às 10:15 (9 centímetros)
– Pior registro recente da seca: 23/03, às 22:00 (- 39 centímetros)
– Primeiro registro positivo após 45 dias: 31/03 às 17:00 (-1 centímetro)
Apesar da seca severa em março, a recuperação do nível do Rio Branco já era antecipada por especialistas na área. Quando o nível do rio estava negativo, a pesquisadora Jussara Cury, comentou sobre a situação, destacando a influência das condições climáticas na região:
“Esse cenário de recessão é devido aos acumulados de chuva abaixo do normal para esse período na região. Contudo, estão previstas chuvas para esta semana e, apesar de ser um volume pequeno, a expectativa é que o ritmo de recuo do rio diminua” explicou.
Paralelamente, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram um aspecto preocupante que afeta não apenas o Rio Branco, mas toda a região de Roraima.
Em 2024, o estado registrou o maior número de focos de incêndio no país, com cerca de 4.090 queimadas detectadas, uma consequência direta da seca histórica pela qual o estado passa.