07/05/2023 às 07h33min - Atualizada em 07/05/2023 às 07h33min

Mortes na terra indígena Yanomami em Roraima já chegam a 17 nos últimos dias.

Neste sábado, agentes de segurança encontraram o corpo de uma mulher próximo onde oito garimpeiros foram assassinados.




Uma nova vítima foi encontrada na Terra Indígena Yanomami (TIY), neste sábado. O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi localizada na região da comunidade Uxiu, no estado de Roraima, onde há forte presença do garimpo. Com isso, já foram registradas 17 mortes em menos de duas semanas na terra indígena. 

O corpo foi encontrado durante um sobrevoo de agentes de segurança e levado neste sábado para Boa Vista. Segundo uma fonte do Ibama, a identificação foi dificultada porque o corpo já estava em estado avançado de decomposição, o que leva a crer que a morte aconteceu há dias. A chance de ser uma indígena ainda não está, oficialmente, descartada.

A mulher seria venezuelana e teria relacionamento com um garimpeiro da região, possibilidade admitida também pela fonte ouvida pelo GLOBO. O corpo estava próximo a uma cratera, onde outros oito garimpeiros foram assassinados recentemente. 
Procurada, a Polícia Federal informou que o corpo da mulher possuía sinais de violência sexual, e que a causa da morte é ,"em princípio, por enforcamento". 

O clima de hostilidade no Uxiú se acirrou após um indígena Ilson Xirixanam que trabalhava como agente de saúde da região e morreu com um tiro na cabeça. Além dele, outros dois foram baleados na comunidade. Em seguida, no dia 1º, foram encontrados oito corpos de garimpeiros na mesma comunidade, e ao menos um estava ferido com flechas. 

Além desse caso, houve quatro garimpeiros mortos no dia 30, em um confronto com agentes da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama, na TIY. Esse episódio, entretanto, foi em outra região da terra indígena, e há suspeita de que o grupo teria ligações com uma facção criminosa de São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp